Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fisco

Últimas notícias sobre "Fisco" publicadas em idealista.pt/news

Valor pago com cheques carecas triplicou – foram 3,7 milhões no primeiro semestre

No primeiro semestre, os contribuintes pagaram ao Estado 3,7 milhões de euros em cheques sem cobertura, também conhecidos como cheques carecas. Trata-se de um montante três vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre:

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço “portal das finanças” e pede aos contribuintes para não abrirem o link que é sugerido.

Notícia sobre:

Fisco perde mais de 5 mil milhões de euros em dívidas incobráveis

Os contribuintes deviam mais de 20.000 milhões de euros ao Fisco no ano passado, mas deste valor mais de 5.000 milhões foram considerados incobráveis. Os impostos com os montantes mais elevados de dívida considerada irrecuperável são o IVA e o IRC.

Notícia sobre:

Fisco devolveu mais 343 milhões em IRS que no ano passado

O Fisco devolveu 2,95 mil milhões de euros em reembolsos de IRS aos contribuintes que entregaram declaração anual de imposto este ano, superando em 342,97 milhões de euros o valor reembolsado em 2018.

Notícia sobre:

Residentes não habituais que optam por taxa especial de IRS de 20% perdem deduções

Os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do Residente Não Habitual (RNH) que optam ser tributados pela taxa especial de IRS de 20% não podem usar despesas de educação ou saúde para reduzir o imposto que tenham a pagar.

Notícia sobre:

AIMI aplicado a mais 50 mil imóveis de luxo num ano

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), que incide sobre os imóveis com Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600 mil euros, abrangeu 486.845 mil imóveis em 2018, mais 47.134 – o equivalente a 10% – que no ano anterior (439.711 imóveis).

Notícia sobre:

Tribunal Constitucional decide que terrenos para construção vão ter de pagar AIMI

As sociedades imobiliárias vão ter de pagar Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) sobre os terrenos para construção que detêm, já que o Tribunal Constitucional decidiu que a norma que dita o pagamento do imposto nesses casos não é inconstitucional.

Notícia sobre:

Isenção automática de IMI chegou a 1,17 milhões de pessoas este ano

Atribuída, de forma automática, pela Autoridade Tributária e Aduaneira a pessoas com rendimentos e património imobiliário de baixo valor, a isenção de IMI contemplou este ano 1,17 milhões de contribuintes.

Notícia sobre:

AIMI: maioria dos herdeiros escolhe pagar imposto individualmente e não em bloco

Os responsáveis das heranças de divisas têm de avisar o Fisco sobre a forma como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI): tributar em bloco ou atribuir a cada herdeiro a sua quota-parte. E a Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu 3.278 declarações de beneficiários a solicitarem o pagamento do imposto individualmente - número que representa uma subida face às 2.834 de 2018.

Notícia sobre: