Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fisco

Últimas notícias sobre "Fisco" publicadas em idealista.pt/news

Empresas podem deduzir gastos com ginásio de funcionários... mas valor será tributado em IRS

As empresas que oferecem aos trabalhadores a mensalidade do ginásio podem deduzir os gastos em IRC, mas os valores têm de ser tributados em IRS, já que são considerados uma remuneração acessória. Em causa está uma informação vinculativa divulgada pela AT.

Notícia sobre:

Residentes não habituais com inscrições mais fáceis nas Finanças: benefícios fiscais tornam-se automáticos

Há mudanças à vista no regime dos Residentes Não Habituais (RNH), que entrou em vigor há dez anos (em 1999). O que muda? Os benefícios fiscais previstos vão passar a ser feitos de forma automática, no momento da sua inscrição junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Notícia sobre:

Alerta de fraude: há emails falsos a circular sobre o IRS, avisam Finanças

O alerta de segurança foi publicado no Portal das Finanças: há contribuintes a receber “mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como portaldasfinancasBwNxR@at.gov.pt” ou outros similares. Mas essa ligação não deve ser aberta, em caso algum.

Notícia sobre:

IVA de 6% nas obras? Sim, mas apenas nos imóveis para habitação - avisa Fisco

As empreitadas podem beneficiar de uma taxa reduzida de IVA de 6%, sendo este desconto aplicável ao proprietário do imóvel, ao arrendatário ou ao condomínio, na qualidade de donos da obra. Mas a redução só pode ser aplicada no caso das empreitadas em imóveis destinados a habitação.

Notícia sobre:

Lista de devedores ao Fisco encurtou, mas ainda há 28.011 contribuintes na “lista negra”

Há 28.011 contribuintes com dívidas ao Fisco que integram a lista de devedores. E devem, ao todo, 3,31 mil milhões de euros. A “lista negra” de incumpridores tem vindo a decrescer com os anos.

Notícia sobre:

Dicas para começar já a poupar para o IRS

O IRS do próximo ano parece (ainda) uma miragem. Mas não é. E melhor será começar desde já a fazer “contas à vida” para tentar aumentar o reembolso. Costumas pedir fatura com NIF? Esta é uma dica, mas há outras. Dizemos-te quais são.

Notícia sobre:

Valor pago com cheques carecas triplicou – foram 3,7 milhões no primeiro semestre

No primeiro semestre, os contribuintes pagaram ao Estado 3,7 milhões de euros em cheques sem cobertura, também conhecidos como cheques carecas. Trata-se de um montante três vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre:

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço “portal das finanças” e pede aos contribuintes para não abrirem o link que é sugerido.

Notícia sobre:

Fisco perde mais de 5 mil milhões de euros em dívidas incobráveis

Os contribuintes deviam mais de 20.000 milhões de euros ao Fisco no ano passado, mas deste valor mais de 5.000 milhões foram considerados incobráveis. Os impostos com os montantes mais elevados de dívida considerada irrecuperável são o IVA e o IRC.

Notícia sobre: