A confiança dos consumidores portugueses estabilizou em agosto, mas o indicador de clima económico diminuiu.
Comentários: 0
confiança dos consumidores
INE

O indicador de confiança dos consumidores estabilizou em agosto, após ter subido no mês anterior, e o indicador de clima económico diminuiu, depois de ter aumentado em julho, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O indicador de confiança dos Consumidores estabilizou em agosto, após ter aumentado no mês anterior, mantendo-se num patamar relativamente estável desde a forte queda registada em março. O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços manteve-se em agosto no nível máximo da série, na sequência da trajetória acentuadamente ascendente iniciada em março de 2021”, lê-se no boletim do INE.

Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu em agosto, contrariando o aumento registado em julho, afastando-se do nível observado em fevereiro, em que atingiu o máximo desde março de 2019”. Os indicadores de confiança diminuíram no comércio, na indústria transformadora e na construção, de forma mais intensa no último caso, tendo-se verificado um aumento no indicador dos serviços.

clima económico
INE

Segundo o INE, a estabilização do indicador de confiança dos consumidores no último mês “resultou do contributo negativo das expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes por parte das famílias, que foi compensado pelo contributo positivo das restantes componentes: opiniões e expectativas relativas à situação financeira do agregado familiar e perspetivas sobre a evolução futura da situação económica do país”.

O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou nos últimos dois meses, após ter diminuído em junho, e saldo das perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar aumentou em agosto, depois de ter diminuído nos dois meses anteriores.

Já o saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços estabilizou em agosto no valor máximo da série, “no seguimento da trajetória acentuadamente ascendente iniciada em março de 2021”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta