Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

INE

Últimas notícias sobre "INE" publicadas em idealista.pt/news

Produção na construção a cair

Notícia sobre:

Edifícios licenciados e obras concluídas sobem no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2020, ou seja, meses de verão e em plena pandemia, o número de edifícios licenciados e concluídos em Portugal aumentou 2,8% e 1,5% respetivamente, em termos homólogos. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, entre julho e setembro, foram licenciados 5.900 edifícios e concluídos 3.700.

Notícia sobre:

Custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% em outubro

Os custos de construção de habitação aumentaram 2,2% em outubro de 2020 face ao mesmo mês do ano passado. Uma subida homóloga idêntica à registada, de resto, em setembro. Em causa estão dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira (9 de dezembro de 2020).

Notícia sobre:

Gastos com carros, mobílias, computadores e telemóveis disparam com a pandemia

No terceiro trimestre do ano, em pleno verão marcado pela pandemia da Covid-19, os portugueses abriram os “cordões à bolsa” aos chamados bens duradouros, como por exemplo automóveis, mobília, computadores ou telemóveis. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as despesas de consumo final das famílias residentes em Portugal neste tipo de bens atingiu 3182,6 milhões de euros, o valor mais elevado desde o final de 2000.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas sobe em outubro para novo recorde de 1.131 euros/m2

O valor mediano de avaliação bancária subiu três euros em outubro face ao mês anterior, para 1.131 euros por metro quadrado (m2), ultrapassando o recorde que tinha atingido em agosto. Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos homólogos, a taxa de variação manteve-se em 5,8%, tal como verificado em setembro.

Notícia sobre:

Aumento da mortalidade em Portugal já se deve em grande parte à Covid-19

O aumento da taxa de mortalidade verificado nas quatro semanas entre 19 de outubro a 15 de novembro de 2020 deve-se em grande parte à pandemia da Covid-19. Registaram-se, nessas quatro semanas, mais 1.556 óbitos que a média, em período homólogo, de 2015-2019, sendo que “nesse período registaram-se 1.274 óbitos por Covid-19, representando 81,9% do acréscimo observado”. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (27 de novembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Construção e imobiliário fintam a crise e planeiam manter postos de trabalho

O setor da construção e atividades imobiliárias parece estar a conseguir fintar a crise pandémica. Isso mesmo mostram os dados divulgados esta quinta-feira (26 de novembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo os mesmos, apenas 2% das empresas do setor tencionam concorrer aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem menos que as empresas do setor da indústria e energia, que lideram o ranking (12%). A maioria das empresas (60%) diz que não tem intenção de concorrer aos fundos. E mais: o grosso das companhias do setor da construção e atividades imobiliárias planeia manter os postos de trabalho este ano e em 2021.

Notícia sobre:

Taxa de juro do crédito à habitação desce em outubro – capital em dívida e prestação sobem

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 0,932% em outubro, menos 3,4 pontos base que no mês anterior (0,966%). Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu de 0,966% em setembro para 0,914% em outubro. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (23 de novembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre: