Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

INE

Últimas notícias sobre "INE" publicadas em idealista.pt/news

Rendas de habitação por metro quadrado aumentaram 3,2% num ano

As rendas de habitação por m2 registaram um aumento homólogo de 3,2% em julho, valor idêntico ao apurado em junho. Segundo o INE, “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (4,1%)”. 

Notícia sobre:

Salários reais dos portugueses aumentaram 6,1% nos últimos cinco anos

Os salários reais dos portugueses subiram 6,1% nos últimos cinco anos e o número de trabalhadores aumentou 23,2%. “Entre o 1º semestre de 2014 e o 1º semestre de 2019, a remuneração total aumentou 10,2% em termos nominais e 6,1% em termos reais”, revelou o INE.

Notícia sobre:

Adeus crise? Desemprego desce para o valor mais baixo dos últimos 15 anos

A taxa de desemprego baixou para 6,3% no segundo trimestre do ano, inferior à verificada no trimestre anterior (6,8%) e no mesmo período do ano passado (6,7%). A última vez que o desemprego tinha estado neste patamar foi há 15 anos.

Notícia sobre:

Construir casas novas é 2% mais caro que há um ano - mas subida homóloga abranda em junho

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2% em junho de 2019 face ao mesmo mês do ano passado, menos 0,4% que em maio e abril, meses em que se tinha registado um aumento homólogo de 2,4%.

Notícia sobre:

Rendas vão aumentar cerca de 0,6% em 2020

No próximo ano, as rendas habitacionais e comerciais devem aumentar entre 0,5% e 0,6%, quase metade do registado em 2019. Uma consequência dos baixos valores da inflação que se têm verificado nos últimos tempos.

Notícia sobre:

Quais os municípios com os rendimentos mais elevados do país?

O valor mediano do rendimento bruto declarado deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo foi de 8.687 euros em Portugal em 2017, sendo que 64 municípios apresentaram valores medianos superiores à referência nacional.

Notícia sobre:
Gtres

Amadora, Porto e Lisboa, as cidades onde os preços das casas mais subiram

O preço mediano das casas continua a subir, embora a um ritmo mais moderado, tendo o valor por m2 atingido os 1.011 euros no primeiro trimestre. Lisboa continua a ser a cidade mais cara, mas foi na Amadora e no Porto que os valores mais subiram em termos homólogos.

Notícia sobre:

Juros no crédito à habitação sobem há sete meses – estão em máximos de três anos

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 1,081% em junho, mais 0,1% pontos base que em maio. A taxa está a subir há sete meses e encontra-se em máximos de três anos (desde julho de 2016), segundo o INE.

Notícia sobre:

Venda de casas dispara 16,6% em 2018 e está em máximos de 10 anos

Foram vendidas em Portugal 178.691 habitações em 2018, mais 16,6% que no ano anterior. Trata-se do registo mais elevado dos últimos 10 anos (desde 2009), segundo o INE. Já o número de edifícios licenciados aumentou 17,6% face ao período homólogo. 

Notícia sobre:

Custos de construção de casas novas aumentam devido à mão de obra mais cara

Os custos de construção de casas novas continuam a aumentar. A mão de obra foi, de resto, a que mais contribuiu para esta subida ao registar um agravamento de preço na ordem dos 4,3%, em maio.

Notícia sobre: