Confiança dos consumidores está a subir em Portugal

Confiança dos consumidores a subir... e clima económico a descer

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em fevereiro, ao contrário do indicador de clima económico, que diminuiu, interrompendo a trajetória ascendente dos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
PIB português cresceu 2,3% em 2023

PIB português cresceu 2,3% em 2023 e evitou recessão no 4º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado e 2,2% no quarto trimestre em termos homólogos, divulgou esta quinta-feira (29 de fevereiro de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando os dados da estimativa rápida do final de janeiro. Já em cadeia (face ao trimestre anterior), o INE também confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,8% no último trimestre de 2023, escapando à recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração).
Inflação desce em Portugal

Inflação volta a descer em Portugal para 2,1% em fevereiro

Depois de ter subido em janeiro para 2,3%, a taxa de inflação homóloga em Portugal voltou a descer em fevereiro para 2,1%. Trata-se, ainda assim, de um valor superior ao verificado em dezembro (1,4%). Em causa estão dados provisórios divulgados esta quinta-feira (29 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo que os definitivos serão conhecidos dia 12 de março.
Custo de arrendar casa em Portugal

Rendas das casas sobem 5,9% por m2 em janeiro

Portugal está mergulhado numa crise habitacional, com os preços das casas, quer para comprar quer para arrendar, a manterem-se altos. Aumentar a oferta é a solução apontada por muitos players do setor imobiliário, havendo, no entanto, vários desafios a superar pelo caminho. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística confirmam, no caso do arrendamento, que o valor cobrado pelos senhorios aos inquilinos tem disparado, tendo as rendas das casas aumentado, em janeiro, 5,9% por metro quadrado (m2) em termos homólogos. 
Prestações da casa mais altas

Prestação da casa atinge nível mais elevado desde 2009

Com os juros a subir à medida que crescem as taxas Euribor, as prestações da casa estão a ficar mais caras. É mesmo isso que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado esta terça-feira, dia 20 de setembro: a prestação da casa dos últimos 12 meses atingiu os 388 euros em agosto, a mais elevada desde fevereiro de 2009. Já as prestações dos últimos três meses alcançaram o maior valor alguma vez registado, de 445 euros.