Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

INE

Últimas notícias sobre "INE" publicadas em idealista.pt/news

Gtres

Quanto custa comprar casa em Portugal? Rx aos preços em todo o país

Comprar casa em Portugal continua a ser cada vez mais caro. No primeiro trimestre de 2020, o preço mediano de alojamentos familiares foi 1.117 euros por metro quadrado (€/m2), mais 3,3% que no trimestre anterior e mais 10,5% que no mesmo período do ano passado, revelou esta quinta-feira (9 de julho de 2020) o Instituto Nacional de Estatístia (INE), frisando que os números não traduzem ainda o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado habitacional, pelo que podem “distanciar-se das condições e tendências mais atuais do mercado”.

Notícia sobre:

Produção na construção acentua queda em maio, em plena pandemia

O Índice de Produção na Construção (IPC) diminuiu 8,8% em maio face ao mesmo mês do ano passado, uma queda que acontece em plena pandemia de Covid-19. Em abril, recorde-se, o IPC já tinha recuado 5,6% em termos homólogos. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (9 de julho de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Custos de construção de habitação nova aceleram na pandemia: aumentam 0,9% num ano

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,9% em maio de 2020 face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se de uma subida de mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior e também superior face à verificada em abril (0,3%), meses que já sentiram o impacto da pandemia da Covid-19. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (7 de junho de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Famílias estão a poupar mais na pandemia

A taxa da poupança das famílias aumentou para 7,4% do rendimento disponível no primeiro trimestre de 2020, mais 0,6% que no trimestre anterior, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira (24 de junho). A subida deve-se a uma redução do consumo e a um aumento do rendimento.

Notícia sobre:

Portugal já teve um défice de 1,1% do PIB no primeiro trimestre de 2020

Portugal registou um défice orçamental de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) até março, em contas nacionais, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quarta-feira (24 de junho de 2020). O primeiro trimestre ainda foi pouco afetado pelos efeitos da Covid-19 na economia, bem como pelas medidas que o Governo adoptou para fazer face ao impacto da pandemia, pelo que os efeitos deverão ser mais acentuados a partir do segundo trimestre.

Notícia sobre:

Preços das casas subiram mais de 10% até março, o mês marcado pela chegada da pandemia

Os preços das casas à venda subiram 10,3% em Portugal no primeiro trimestre de 2020 face ao mesmo período do ano passado. Uma boa notícia, portanto, para as imobiliárias, sendo que os números já contemplam o mês de março, marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 a Portugal. E mais: nos primeiros três meses do ano, foram vendidos 43.532 imóveis, (apenas) -0,7% que nos mesmos três meses de 2019. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (23 de junho de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Covid-19: compra e venda de casas e arrendamentos caem a pique em abril

O mercado residencial está a sentir o “abalo” da pandemia da Covid-19, tendo-se registado em abril de 2020 menos vendas de casas e menos arrendamentos que no mês anterior e no período homólogo. Em causa estão dados, ainda preliminares e “sujeitos a atualização posterior”, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira (19 de junho de 2020). 

Notícia sobre:

Grandes empresas preferem manter funcionários a trabalhar de casa

Apesar de o teletrabalho já não ser obrigatório desde 1 de junho de 2020, as empresas continuam a preferir manter os funcionários em trabalho remoto. Segundo o "Inquérito Rápido e Excecional às Empresas", realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal (BdP), na primeira quinzena de junho quase metade das empresas tinha pessoas em teletrabalho. O recurso a este regime continua a ser adotado, sobretudo, pelas grandes empresas: 87% indicou manter os colaboradores em casa.

Notícia sobre:

Evolução das mortes em Portugal em tempos de Covid-19 face a 2019 e 2018

Estará a pandemia da Covid-19 a “matar” mais pessoas em Portugal que nos últimos anos? Segundo dados revelados esta sexta-feira (19 de junho de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), ocorreram em Portugal, entre 1 de março e 7 de junho, 32.448 óbitos, mais 2.705 e mais 1.495 que no mesmo período de 2019 e 2018, respetivamente. 

Notícia sobre: