
Os países da União Europeia (UE) produziram cerca de 3,2 mil milhões de litros de gelado em 2023, um valor que representa uma descida de 1,4% face ao ano anterior. Os dados divulgados recentemente pelo Eurostat permitem ainda concluir, por exemplo, que a Alemanha voltou a ser o principal produtor de gelados, com 612 milhões de litros.
Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a Itália, país conhecido por ser grande produtor de gelados, ocupa o terceiro lugar do pódio, com 527 milhões de litros. Na segunda posição está a França, que produziu no ano passado 568 milhões de litros. No caso de Portugal, não existem dados disponíveis.

No que diz respeito aos preços praticados nos vários países, o gelado mais caro foi produzido na Áustria, com o preço médio a ser, em 2023, de 7,7 euros por litro de gelado. Hungria e Grécia, por esta ordem, ocupam os segundos e terceiros lugares do pódio, com 4,8 euros por litro 3,7 euros por litro.
Já o preço mais barato foi registado na Alemanha, com um preço de 1,8 euros por litro, constata o Eurostat. Seguem-se na lista Lituânia (1,9 euros por litro) e Chéquia (dois euros por litro).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta