Serão as pirâmides do Egito a próxima paragem dos Jogos Olímpicos? Conhece aquilo que está a ser feito no país.
Comentários: 0
Pirâmides do Egito
Unsplash

Apesar do potencial económico e extenso património cultural, o continente africano ainda não teve a oportunidade de receber os Jogos Olímpicos. No entanto, isso pode mudar em breve, com o Egito a manifestar interesse em acolher o evento em 2036 e 2040.

Trata-se do país com maior densidade populacional do mundo árabe, que tem vindo a investir na modernização das suas infraestruturas desportivas. Será que é desta que os Jogos Olímpicos se mudam para África?

Poderá o Egito receber os Jogos Olímpicos 2036 e 2040? 

prova de atletismo
Unsplash

Segundo Mustapha Berraf, responsável pela ANOCA - Associação de Comités Olímpicos Nacionais da África, o Egito está pronto e a trabalhar em força numa candidatura para receber os Jogos Olímpicos de 2036 e 2040. Embora as datas possam parecer-nos distantes, a organização de um evento desta magnitude exige uma preparação que começa muito antes.

Na realidade, desde 2015, o Egito está a construir uma nova capital administrativa, onde se poderá contar com um complexo da Cidade Olímpica Internacional do Egito, no qual existirá um estádio com capacidade para 93.900 pessoas e 21 outras instalações desportivas.

Além das iniciativas do Egito, há também a possibilidade de outra candidatura africana, vinda da Cidade do Cabo, na África do Sul. Mas o que significaria a realização dos Jogos Olímpicos em África

Jogos Olímpicos em África: o que significaria? 

Segundo Mustapha Berraf: 

”A África tem a oportunidade de organizar os Jogos Olímpicos. Provavelmente organizará os Jogos em 2040. É necessário analisar as questões de infraestruturas, como estradas e aeroportos. O Egito tem um importante potencial de infraestrutura”. 

Isto significa que o continente africano está preparado para um evento de grande escala. Mas não é apenas isso.

A realização dos Jogos Olímpicos em África representaria um regresso dos grandes eventos ao continente depois da organização do Campeonato do Mundo de Rugby de 1995 e do Campeonato Mundial de Futebol em 2010 na África do Sul. Trata-se ainda da realização de um sonho coletivo de muitas nações africanas, com impactos profundos no turismo e nos investimentos financeiros. Com eles viriam também a possibilidade de novas oportunidades de emprego. 

De facto, após a conclusão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Visa, parceiro oficial de tecnologia de pagamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, divulgou informações sobre o impacto positivo dos Jogos no turismo e nas receitas em França. Os dados revelam que os portadores de cartões Visa gastaram mais em Paris em comparação com o ano anterior. O Reino Unido destacou-se com um aumento de 42% nas despesas, seguido pela América Latina e Caribe (+34%) e pelos EUA (+32%). Com estas notícias animadoras, quem é que não gostaria de passar uma temporada olímpica perto das pirâmides do Egito?

Onde é que serão os próximos Jogos Olímpicos?

Hollywood
Unsplash

Como confirmado numa apresentação ousada de Tom Cruise, os Jogos Olímpicos de 2028 serão realizados em Los Angeles, enquanto Brisbane, na Austrália, prepara-se para receber os Jogos Olímpicos de 2032

Para além do Egito, o interesse de receber os Jogos Olímpicos de 2036 já atraiu uma série de candidatos, com países como a Indonésia, Índia, Turquia, além do Catar e da Arábia Saudita. Além disso, a Alemanha recentemente revelou o interesse em receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2040, ano que coincidirá com o 50º aniversário da reunificação alemã.

Torre Eiffel durante os Jogos Olímpicos 2024
Unsplash

De relembrar que para as Olimpíadas de 2024, foram cinco as cidades que apresentaram candidatura: Budapeste (Hungria), Hamburgo (Alemanha), Los Angeles (EUA), Paris (França) e Roma (Itália). No final, apenas Paris e Los Angeles ficariam na corrida como candidatas, com Paris a ser escolhida.

Para este evento, a França investiu 9 mil milhões de euros, valores impressionantes e que certamente fariam a diferença no continente africano. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta