Comentários: 0
Sabias que os sapatos portugueses são os segundos mais caros do mundo?
GTRES

Depois de Itália, Portugal é o país com os sapatos mais caros do mundo. O preço médio do calçado nacional que é vendido no estrangeiro é de 31,01 dólares (cerca de 23 euros), de acordo com  o ‘World Footwear Yearbook 2014’, documento da responsabilidade da APICCAPS (associação do setor do calçado).

Na terceira posição do ranking internacional, surge França, com um preço médio de 22,95 euros (Itália vende a 36,38 euros). A China, o maior produtor de calçado do mundo, pratica um preço médio de 3,39 euros, noticia o Diário Económico.

Em 2013, a indústria portuguesa de calçado exportou 74 milhões de pares de sapatos, o que gerou vendas de 1719 milhões de euros. Em valor, Portugal ocupa a 11ª posição no ranking mundial do setor. Já em volume mantém-se no 17º lugar. França, Alemanha, Espanha, Holanda e Reino Unido são os principais mercados.

Como é tradição, Portugal exportou essencialmente sapatos em pele (76% do total), seguindo-se o calçado em plástico e borracha (8%). O estudo da APICCAPS, citado pelo Diário Económico, realça que o sapato em pele – onde a indústria portuguesa tem forte especialização – representa agora menos de metade do valor das exportações mundiais de calçado, exatamente 47%, a percentagem mais baixa alguma vez alcançada por este artigo. Em termos de produção, o calçado em pele vale apenas 16% do total das exportações, sendo que o plástico e a borracha pesam já 55%.

A produção mundial atingiu em 2013 o número recorde de 22 mil milhões de pares. Até maio, as exportações portuguesas de calçado evidenciam uma dinâmica de crescimento. Nos primeiros cinco meses do ano, o setor exportou mais de 30 milhões de pares de sapatos, o que traduz vendas de 730 milhões (mais 11% que no período homólogo de 2013).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade