
Tarifas: taxas "recíprocas" impostas por Trump já estão a ser aplicadas
As novas tarifas globais determinadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que diz serem "recíprocas" e que deveriam entrar em vigor a 1 de agosto de 2025, começam a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (7 de agosto de 2025).

PIB cresce 1,6% em termos homólogos no 1º trimestre - mas cai em cadeia
A economia portuguesa cresceu 1,6% em termos homólogos nos primeiros três meses do ano e contraiu-se 0,5% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira (2 de maio de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Que tarifas impôs Trump a cada país? O atlas da guerra comercial
A estratégia de Donald Trump de aplicar tarifas sobre importações em todo o mundo está a fazer correr muita tinta. A China, por exemplo, aplica tarifas de 67% sobre produtos norte-americanos, pelo que os seus produtos passam agora a pagar 34% para entrar nos EUA, segundo as contas (e as tabelas) do presidente dos EUA. Já os países da União Europeia (UE), entre eles Portugal, passam a pagar 20% de tarifas.

Economia portuguesa acelera crescimento para 1,9% no verão de 2024
A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, tendo acelerado face ao trimestre precedente. E este crescimento muito se deve ao consumo privado.

Atividade económica acelera em abril e clima económico aumenta em maio
O indicador de atividade económica, que sintetiza indicadores quantitativos relativos à evolução da economia, acelerou em abril, tendo o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, aumentado em maio, após ter diminuído no mês anterior.

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal
Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).

Os maiores parceiros comerciais dos países europeus são…
O continente europa é um dos maiores blocos comerciais do mundo e os países que o integram fazem várias parcerias com outras nações. Neste mapa é possível ficar a saber quais são os principais parceiros comerciais de cada país europeu, tendo em conta o valor total das importações e exportações combinadas: no caso de Portugal, o maior “aliado” é Espanha.

Economia portuguesa acelera no terceiro trimestre – PIB cresce 0,4%
O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e aumentou 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira (31 de outubro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", avança o INE.

Guerra Rússia-Ucrânia: as principais empresas portuguesas exportadoras
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já leva alguns dias. Uma invasão que está a somar mortos e feridos e que tem, claro, impacto na economia mundial. No comércio externo entre Portugal, Rússia e Ucrânia, os números mostram que a balança comercial com os dois países é tradicionalmente deficitária do lado nacional. Sabes quais são, por exemplo, as 10 principais empresas exportadoras para a Rússia e para a Ucrânia?

Qual a relação comercial entre Portugal e o Afeganistão?
As trocas comerciais entre Portugal e o Afeganistão são residuais, tendo as exportações de bens portugueses para Cabul somado 1,28 milhões de euros em 2020, enquanto as importações eram 16 mil euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os países para que Portugal mais exporta são…
Em junho de 2021, as exportações e as importações de bens voltaram a subir – registaram variações homólogas nominais de +21,4% e +29,4%, respetivamente, e mensais (face a junho) de +8,4% e +0,8%, pela mesma ordem –, sendo que Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal.

Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia
Com a pandemia da Covid-19, as exportações afundaram 30,6% no segundo trimestre do ano face ao período homólogo. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (7 de agosto de 2010) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que permitem concluir, ainda, que o impacto do novo coronavírus também se fez sentir nas importações, que caíram 34,4%.

Autoeuropa destrona Petrogal e é (14 anos depois) a maior exportadora
A Autoeuropa foi a maior exportadora em 2019, algo que não acontecia desde 2005. A petrolífera Petrogal, que liderou o ranking durante 10 anos (entre 2008 e 2018), foi agora destronada pela fábrica de Palmela.

Os produtos nacionais que terão de pagar taxas agravadas para entrar nos EUA
Queijos, outros derivados de leite como iogurtes e manteigas, carne de porco, frutas como cereja, limões e pêssegos e diferentes tipos de moluscos com origem em Portugal vão passar a estar sujeitos a uma taxa adicional de 25% quando vendidos para os Estados Unidos da América (EUA), a parti

Exportações de componentes automóveis batem recorde: 4.404 milhões no primeiro semestre
As exportações das 265 fábricas de componentes automóveis que laboram em Portugal atingiram um resultado recorde de 4.404 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, mais 2,6% que no período homólogo.

Travão a fundo nas exportações portuguesas
As exportações, um dos principais motores da aceleração do crescimento da economia portuguesa, estão a dar sinais de fraqueza. No terceiro trimestre, o crescimento homólogo do PIB nacional abrandou para 2,1%, sendo que tinha aumentado 2,4% nos primeiros três meses do ano, segundo dados do INE.

Crescimento da economia não se deve apenas ao Turismo, diz Caldeira Cabral
Portugal é um destino que está na moda e o turismo é um dos motores do crescimento económico. Mas não é o único. A garantia foi dada por Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, que enalteceu as exportações de bens agrícolas e de bens relacionados com a mecânica e revelou que o país está a atrair investimentos de vários países.

Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE em 2015
Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE (8%) em 2015, depois de Itália (36,3%) e Espanha (27,4%). Segundo dados do Eurostat, os três países forneceram quase três quartos dos legumes. O tomate foi o vegetal mais produzido, seguindo-se as cenouras, os pepinos e as curgetes.

Sardinha nunca esteve tão cara em 20 anos e come-se cada vez mais espanhola nas mesas portuguesas
Começa a época alta em que as sardinhas são um dos pratos mais habituais em Portugal, mas prepara-te para pagar mais caro ainda do que no ano passado. O preço está a disparar, devido à escassez de peixe transacionado em lota. As importações atingiram, sobretudo de Espanha, o dobro das capturas em águas lusas.

Brexit: quanto poderá perder Portugal? Cerca de 300 milhões de euros
Os ingleses vão votar em referendo, no próximo dia 23 de junho, se o Reino Unido vai continuar ou não na União Europeia. E esta decisão terá efeitos diretos também para Portugal. Se vencer o 'Brexit' (junção de 'British' e 'exit' em inglês, saída britânica em português), a econhomia lusa poderá perder 300 milhões de euros em exportações.

Empresas portuguesas exportaram 18 milhões em calçado chinês
Empresas portuguesas exportaram para Espanha e Itália calçado que foi produzido na China. Em causa estão cerca de dez milhões de pares de sapatos, que representam 18 milhões de euros.
Acordo com Irão aumenta interesse de empresas portuguesas em entrar no país
Com o levantamento das sanções, o maior entrave às exportações para o Irão – as garantias bancárias – será eliminado. O que significa que o acordo histórico entre seis potências mundiais e o Irão, conseguido na terça-feira, está a levar muitas empresas portuguesas a pedirem informação a organizações empresariais.

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos
Em outubro, as exportações de bens aumentaram 9,4% e as importações de bens cresceram 1,2% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, da maior subida homóloga de 2014. Em termos trimestrais, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações de bens aumentaram 2% no trimestre terminado em outubro de 2014, face ao período homólogo.

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas
As exportações de bens aumentaram 1,5% e as importações de bens 2,5% no terceiro trimestre de 2014 face ao período homólogo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, as exportações de bens cresceram 3,7% e as importações de bens 5,6% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado.

Radiografia do dia: empresas dizem que exportações vão melhorar
As empresas portuguesas acreditam que as exportações vão subir este ano. O maior crescimento é esperado no mercado comunitário (1,3%). Já as vendas de bens para o espaço fora da comunidade europeia deverão registar uma subida de 1% em 2014, de acordo com as perspetivas mais recentes das empresas sobre exportações de bens, reveladas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).