Exportações em Portugal

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal

Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).
Os parceiros comerciais dos países europeus

Os maiores parceiros comerciais dos países europeus são…

O continente europa é um dos maiores blocos comerciais do mundo e os países que o integram fazem várias parcerias com outras nações. Neste mapa é possível ficar a saber quais são os principais parceiros comerciais de cada país europeu, tendo em conta o valor total das importações e exportações combinadas: no caso de Portugal, o maior “aliado” é Espanha.  
PIB de Portugal cresce no terceiro trimestre face ao anterior

Economia portuguesa acelera no terceiro trimestre – PIB cresce 0,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e aumentou 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira (31 de outubro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", avança o INE.
Guerra Rússia-Ucrânia: as principais empresas portuguesas exportadoras

Guerra Rússia-Ucrânia: as principais empresas portuguesas exportadoras

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já leva alguns dias. Uma invasão que está a somar mortos e feridos e que tem, claro, impacto na economia mundial. No comércio externo entre Portugal, Rússia e Ucrânia, os números mostram que a balança comercial com os dois países é tradicionalmente deficitária do lado nacional. Sabes quais são, por exemplo, as 10 principais empresas exportadoras para a Rússia e para a Ucrânia?
Conquista de Cabul pelos talibãs

Qual a relação comercial entre Portugal e o Afeganistão?

As trocas comerciais entre Portugal e o Afeganistão são residuais, tendo as exportações de bens portugueses para Cabul somado 1,28 milhões de euros em 2020, enquanto as importações eram 16 mil euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os países para que Portugal mais exporta são…

Os países para que Portugal mais exporta são…

Em junho de 2021, as exportações e as importações de bens voltaram a subir – registaram variações homólogas nominais de +21,4% e +29,4%, respetivamente, e mensais (face a junho) de +8,4% e +0,8%, pela mesma ordem –, sendo que Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal.
Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Com a pandemia da Covid-19, as exportações afundaram 30,6% no segundo trimestre do ano face ao período homólogo. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (7 de agosto de 2010) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que permitem concluir, ainda, que o impacto do novo coronavírus também se fez sentir nas importações, que caíram 34,4%.