Comentários: 0
Gastos em que se vai o ordenado sem te dares conta

Quando chega o fim do mês nunca sabemos em que nos foi o dinheiro. A planificação das finanças pessoais é uma das tarefas pendentes da maior parte dos cidadãos. Mas há uma série de gastos em que habitualmente nos escapa o ordenado e que não costumamos ter em conta. Abusar do cartão de crédito para pagar, não contar com pequenos hábitos como tomar o pequeno almoço fora de casa que podem implicar um gasto de 80 euros por mês ou não renegociar as tarifas de telemóvel ou internet quando terminam as promoções, são apenas algumas delas.

1.) O custo do ginásio ou de transações online: aqui depende da quantidade de vezes que vamos e do que fazemos, mas é um gasto mensal que se pode baixar passando a ir a sítios comunitários gratuitos, como as máquinas públicas nos parques, ou a centros que aceitam o pagamento unitário de quando vais, em vez de uma mensalidade. Já nas compras online convém prestar atenção aos pequenos custos como as aplicações ou aluguer de filmes e que podem dar más surpresas.

2.) Cartões de crédito: muitos bancos cobram trimestral ou mensalmente taxas por ter cartões de crédito, de manutenção ou porque ficam sem saldo temporariamente. É preciso ter atenção para se ver bem o que estão a cobrar e negociar com a entidade financeira. São custos periódicos que se podem evitar.

3,) Não usar muito dinheiro: cada vez mais estamos habituados a pagar com cartão. Pequenos valores que depois somam um valor importante no final do mês. Por isso, agora sobretudo no Natal, convém levantar dinheiro e pagar com notas. Ajuda a manter a contabilidade.

3.) Esquecer-se da renovação do seguro do carro, telemóvel ou da casa: no dia da renovação há que tê-lo marcado a encarnado no calendário. Sobretudo, porque podemos sempre renegociar o contrato em baixa. Se não nos lembramos do seguro, o custo pode fazer-nos um verdadeiro buraco nas contas e destruir os esforços de poupança. Com o telemóvel e os serviços de tv e internet acontece o mesmo. Em geral, temos um ano com preço especial e depois, se não protestarmos. a tarifa pode aumentar em 20%. É preciso estar com atenção aos prazos para renegociar o contrato.

4.) Pequenos caprichos diários: tomar o pequeno almoço todos os dias fora de casa e tomar um café depois de comer podem parecer gastos controláveis e suportáveis. Mas se queremos ver em que nos vai o saldo mensal é preciso ter em conta os pequenos gastos. Em média, este tipo de despesas somam cerca de 80 euros por mês. São caprichos que devemos permitir-nos se nos fazem felizes, mas assumindo o custo que implicam por mês.

 

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade