Comentários: 0
“É hora de refazer Portugal”, diz Marcelo Rebelo de Sousa, o novo Presidente da República
GTRES

Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República (PR), tendo sido eleito este domingo à primeira volta com 52% dos votos: quase dois milhões e meio de pessoas votaram no professor e anterior comentador político, que conseguiu a proeza de ser o mais votado em todos os distritos. “É hora de seguir a história, de honrar a memória, de arrancar para um futuro à medida dos nossos sonhos. É hora de refazer Portugal”, disse o agora chefe de Estado.

As eleições presidenciais deste domingo (dia 24) ficaram marcadas, além da esmagadora vitória de Marcelo – o segundo mais votado foi Sampaio da Nóvoa, com 22,89% dos votos –, pela fraca prestação de Maria de Belém Roseira (quarta mais votada com 4,24% dos votos) e por duas surpresas: Marisa Matias foi a terceira mais votada (10,13%) e Vitorino Silva o sexto (3,28%).

Imagem: Correio da Manhã

“Um presidente livre e isento”

No final da noite, Marcelo Rebelo de Sousa, que sucede a Cavaco Silva, assegurou que vai ser um PR “livre e isento” e prometeu, nos próximos cinco anos, “fomentar a unidade nacional” e “reforçar a coesão social e promover consensos políticos”. “É o povo quem mais ordena e foi o povo que me quis dar a honra de me eleger PR de Portugal”, referiu, citado pela TSF.

O novo chefe de Estado prometeu ser em Belém aquilo que garantiu durante toda a campanha: “Um presidente livre e isento, cujo único compromisso que assume é servir todos os portugueses por igual sem discriminações nem distinções”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o há que “virar a página do país”. “É hora de seguir a história, de honrar a memória, de arrancar para um futuro à medida dos nossos sonhos. É hora de refazer Portugal”, concluiu.

Ver comentários (0) / Comentar