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Novos interessados na corrida à compra da TAP

A privatização da TAP está a reaquecer, com novos candidatos à compra da companhia portuguesa de aviação. Esta semana, o Governo recebeu, em Leipzig, novas manifestações de interesse por parte de investidores financeiros e operadores empresariais nas privatizações da TAP e CP Carga e nas novas concessões portuárias previstas no âmbito do recente PETI - Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas.

"Recebemos hoje [ontem] novas manifestações de interesse no nosso programa de privatizações e pedidos de esclarecimento sobre as características dos processos e respetivos calendários, em particular em relação à TAP, à CP Carga e às concessões portuárias", adiantou Sérgio Silva Monteiro ao Diário Económico.

O secretário de Estado das Infraestruturas e dos Transportes foi a Leipzig para apresentar o PETI, no âmbito da cimeira anual do Fórum Internacional de Transportes. Trata-se de uma iniciativa sob a égide da OCDE em que o secretário de Estado dos Transportes já havia marcado presença no ano passado.

Este ano, a iniciativa contou ainda com a presença do homólogo do Reino Unido de Sérgio Monteiro, Patrick McLoughlin, além de representantes da indústria dos transportes e gestores de infraestruturas, como a ITSAmerica, Lindsay Corp. ou Vinci Concessions (já presente em Portugal através da Lusoponte e da ANA). Marcaram também presença representantes do BEI.

"Já veremos se estas manifestações de interesse se irão concretizar em algo mais definitivo no futuro próximo", acrescentou Sérgio Silva Monteiro ao mesmo jornal. O governante sublinhou ainda que este crescente interesse nas privatizações e nos investimentos em infra-estruturas previstos para Portugal resulta em grande parte da recente saída do País do programa de assistência da ‘troika', e do facto de, ao contrário do que sucedeu em outros países nesta crise, Portugal ter reduzido os custos com as PPP - Parcerias Público-Privadas com recurso à via das negociações com os privados e nunca por decisão unilateral.

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