O antigo Hospital Militar Principal (HMP), junto à Basílica e ao jardim da Estrela, em Lisboa, é um ativo imobiliário bastante cobiçado. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa já fez uma proposta ao Governo para ficar com as instalações do Ministério da Defesa, que estão fechadas desde o final de 2013. O Grupo José de Mello, dono da CUF, é outro dos interessados no complexo hospitalar localizado em pleno centro da capital, e a escassos metros do seu Hospital na Av.Infante Santo.
"O objectivo da proposta feita ao Ministério da Defesa há cerca de um ano é instalar uma unidade de cuidados continuados e de cuidados paliativos que a própria arquiteta Helena Roseta tem dito que Lisboa precisa como de pão para a boca", confirmou Pedro Santana Lopes ao Público, usando como referência a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e antiga vereadora na capital, eleita pelas listas do PS.
O objetivo, segundo explica este jornal, passa pela cedência dos edifícios do antigo Hospital Militar, junto ao Jardim da Estrela, à Misericórdia de Lisboa de forma graciosa ou por um preço simbólico, uma vez que se trata de uma instituição de utilidade pública e que detém um estatuto equiparado a uma IPSS (instituição particular de solidariedade social).
Desta forma, os edifícios seriam postos ao serviço da cidade, de forma a receber doentes em estado de convalescença ou em fase terminal, de forma não-comercial e trabalhando de forma complementar aos hospitais públicos, que não têm capacidade de prestar este tipo de serviços de saúde.
Mas a SCML não é o único interessado nos equipamentos da Estrela. Um responsável do Ministério da Defesa confirmou ao Público que há "manifestações de interesse" no lote que inclui o prédio no início da Avenida do Infante Santo, também da empresa José de Mello Saúde.
A proprietária dos hospitais CUF destaca-se, desde logo, por ter instalações a escassas centenas de metros. A porta-voz, Margarida Gonçalves, disse àquele diário que a empresa está "sempre atenta a novas oportunidades", mas garantiu não ter sido feita qualquer proposta ou manifestado interesse no último ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta