Comentários: 0
Venda de imóveis do Banif rendeu 57 milhões ao Estado no primeiro semestre
Jornal Económico

O Estado, pouco a pouco, está a reduzir a fatura gerada pelo colapso do Banif. A venda de imóveis Banif Imobiliária e da Oitante (sociedade instrumental para a gestão de ativos que o Santander descartou quando comprou o banco) permitiram um encaixe total de 57,3 mihões de euros, nos primeiros seis meses deste ano, segundo a síntese de execução orçamental relativa a junho.

Os dados oficiais, revelados na semana passada, mostram que os imóveis a cargo da Oitante renderam 38,4 milhões de euros, enquanto os da Banif Imobiliária deram 18,9 milhões de euros - sendo que as duas empresas apenas em 2017 passaram a integrar o perímetro da Administração Central do Estado, como entidades públicas.

Apesar das vendas de imóveis do grupo Banif, segundo escreve o Expresso citado a síntese orçamental, a rubrica de venda de bens de investimento por parte do Estado teve na primeira metade do ano um decréscimo de 6,8%, fruto de uma descida nas receitas com a venda de aviões F16 à Roménia, e da não repetição de receitas extraordinárias que se verificaram em 2016 (como a venda de uma posição na Controlauto pela estatal Parups).

No total, o Estado contabilizou de janeiro a junho 107,5 milhões de euros em vendas de bens de investimento, montante que é apenas uma pequena fração de todas as receitas não fiscais e não contributivas dos cofres públicos. Até junho o Estado contabilizou receitas não fiscais e não contributivas de 5858 milhões de euros (mais 10,5% do que no ano passado). A receita fiscal, por seu lado, somou 18637 milhões de euros (menos 2,2% face ao primeiro semestre do ano passado).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta