Comentários: 0
Eficiência energética nos edifícios: guia para aceder aos novos apoios que somam 3,1 milhões de euros
GTRES

Queres avançar com um projeto de requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias, instalação de janelas eficientes ou iluminação eficiente? Então poderás contar com a nova linha de financiamento que o Governo acaba de aprovar, no valor de 3,1 milhões de euros, para promover a eficiência energética nos edifícios. As ajudas são tanto para empresas como a título particular.

Qual o objetivo da nova medida?

Nos termos do Aviso 25, a medida – a aplicar através do Fundo de Eficiência Energética (FEE) – “visa contribuir para as metas do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e para os objetivos traçados pela Diretiva Comunitária da Eficiência Energética”, sendo que o segmento dos edifícios representa cerca de 30% do consumo total de energia em Portugal.

 Quem pode beneficar desta linha de financiamento?

A medida é dirigida a dois tipos de beneficiários:

  • as pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, unifamiliares ou de frações autónomas em edifícios multifamiliares, que contarão com uma dotação orçamental de 1,55 milhão de euros; estes beneficiários estão limitados a um incentivo total máximo de 15 mil euros, sendo o limite máximo por edifício ou fração autónoma de 7.500 euros
  • pessoas coletivas de direito privado, proprietárias de edifícios de serviços existentes e ocupados, às quais está destinado o restante montante (1,55 milhão de euros). Aqui os beneficiários têm direito a um incentivo total máximo de 47.500 euros.

Como te podes candidatar?

O período de submissão das candidaturas, segundo escreve ainda a agência de notícias, é de quatro meses a contar da data de publicação de Aviso e podem ser submetidas através do portal do PNAEE.

O Ministério da Economia diz que, desde a criação do Fundo de Eficiência Energética, em 2010, foram homologados e publicados 19 Avisos num montante total de financiamento de cerca de 12,1 milhões de euros, dos quais cerca de 9,4 milhões de euros durante a corrente legislatura, correspondendo a 12 Avisos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta