Apoios à eficiência energética: Provedoria pede revisão de procedimentos
A Provedoria de Justiça defendeu esta quarta-feira (12 de novembro de 2025) uma revisão dos procedimentos de candidatura ao programa que apoia intervenções em habitações para melhorar a eficiência energética, pedindo que sejam mais claros e as plataformas usadas mais acessíveis.
ONPE lança nova edição do Prémio “LIGAR – Energia para Todos”
Já estão abertas as candidaturas para a nova edição do Prémio “LIGAR – Energia para Todos”, lançado pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE). Esta iniciativa reconhece e apoia projetos inovadores com impacto direto na mitigação da pobreza energética em Portugal.
Redução do Vale Eficiência deixa famílias sem obras prometidas pelo Governo
Milhares de famílias de baixos rendimentos correm o risco de perder as obras de eficiência energética prometidas pelo Governo no âmbito do programa Vale Eficiência, depois da meta ter sido novamente reduzida. O Executivo decidiu cortar o número de vales a atribuir de 40 mil para 18 mil, alegando “fraca adesão do mercado”. Na prática, esta decisão deixa de fora mais de 25 mil candidaturas aprovadas, o que representa um retrocesso significativo no combate à pobreza energética.
Programa E-Lar reabre candidaturas a 2 de dezembro, diz ministra
A ministra do Ambiente e Energia disse esta terça-feira, dia 4 de novembro de 2025, que no próximo dia 2 de dezembro será aberto um novo concurso do programa E-lar, no valor de 51,5 milhões de euros, com regras iguais ao anterior. O Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi aceite.
Apenas 3% do Vale Eficiência entregue a famílias de baixos rendimentos
O programa Vale Eficiência, dirigido a famílias de baixos rendimentos e criado para combater a pobreza energética e apoiar a transição climática justa, enfrenta graves dificuldades de execução. Dotado de 104 milhões de euros na segunda fase, até outubro apenas foram pagos 3,2 milhões de euros, correspondentes a 857 candidaturas, ou seja, menos de 3% do total previsto.
Esta casa eficiente é um sonho real: junta privacidade e hospitalidade
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho.
Programa E-Lar esgota em seis dias e Governo pede apoio a Bruxelas
O programa E-Lar esgotou em apenas seis dias a verba inicial de 30 milhões de euros, levando o Governo a preparar um pedido de reforço de fundos a Bruxelas. A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, confirmou que irá propor à Comissão Europeia a transferência de verbas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para dar continuidade ao programa.
Como aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar?
O verão acabou e levou com ele o calor e o bom tempo, pelo menos em algumas zonas do país. É chegada a hora, portanto, de encarar o outono e lidar com o frio, que em muitas casas do país já se faz sentir. Importa saber o que se deve fazer para conseguir aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar, optando por soluções que sejam eficientes energeticamente. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Arrefecer a casa? Portugal é dos países da UE que consome mais energia
Portugal, Espanha, Grécia e Itália podem chegar a consumir 71% do total de energia na União Europeia (UE) utilizada para arrefecimento de edifícios, por causa do aquecimento global, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira, dia 29 de setembro.De acordo com um relatório divulgado pela Agênci
Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar
O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Novo apoio E-Lar está a chegar – e já tem mais de 200 fornecedores
Há novidades sobre o novo programa E-Lar, que vai estar disponível às famílias que pretendam trocar eletrodomésticos a gás por outros elétricos mais eficientes.
Novo centro aquático no Canadá destaca-se por ser 100% elétrico
As piscinas municipais cobertas tornaram-se espaços que vão muito além de nadar algumas voltas ou frequentar aulas de hidroginástica.
Em localidades onde o seu uso é incentivado, os residentes procuram-nas tanto para praticar desporto como para conviver. Foi assim que as autoridades da cidade de New Westminster, na Colúmbia Britânica (Canadá), idealizaram um inovador centro aquático que se distingue pelo design arquitetónico, pela sustentabilidade e pela reconciliação cultural.
Bairros + Sustentáveis apoia a reabilitação energética de 3.500 casas
Há novidades sobre o programa Bairros + Sustentáveis, que visa melhorar a eficiência energética de bairros municipais, zonas históricas e áreas de reabilitação urbana dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto.
E-Lar chega em setembro: um guia sobre este novo apoio às famílias
Já são conhecidos mais pormenores sobre o programa E-Lar, um novo apoio para quem quer trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos com alta eficiência energética.
Apoio à compra de eletrodomésticos? E-Lar só arranca em setembro
A data de lançamento do novo apoio à compra de eletrodomésticos mais eficientes voltou a derrapar. Estava previsto abrir o programa E-Lar em junho, depois em julho, mas afinal só verá a luz do dia em setembro.
Apoio à eficiência energética: atrasos deixam 10 mil candidaturas à espera
A última edição do programa Edifícios + Sustentáveis, para reembolso de despesas para melhoria da eficiência energética, tinha 10 mil candidaturas por avaliar no final de junho, das 80 mil recebidas, adiantou o Governo.
Habitação a Custos Controlados: Governo revê preços para atrair promotores
O Governo alterou as variáveis usadas para determinar se a construção de um prédio para habitação encaixa no conceito de Habitação a Custos Controlados (HCC). Nesse sentido, aprovou uma portaria com medidas que visam tentar atrair mais promotores imobiliários para este tipo de projetos, a portaria n.º 265/2025/1, que foi publicada em Diário da República dia 11 de julho de 2025.
Famílias vivem em casas com melhores condições – mas gastos mais altos
As famílias estão a viver em casas com melhores condições em 2024 face ao ano anterior. Há menos pessoas a viver em casas sobrelotadas ou com privação severa de condições de habitação, isto é, com humidade, sem duche ou baixa luz natural.
Telemóveis e tablets com etiqueta energética? O que muda em 2025
Já reparaste que os telemóveis e tablets passaram a ter uma etiqueta energética a partir de 20 de junho, como os frigoríficos ou as máquinas de lavar?
Casas mais eficientes: estas são as diretrizes da UE já publicadas
A Comissão Europeia já publicou as suas diretrizes sobre casas verdes. Estas são as orientações que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão ter de seguir para elaborar os seus planos nacionais de renovação de edifícios até ao final de 2025.
Central solar na Covilhã produz energia para abastecer 60 mil casas
A Central Solar da Boidobra, na Covilhã, foi ligada à rede elétrica nacional e tem capacidade para produzir anualmente cerca de 70 gigawats (GW), o equivalente ao consumo aproximado de 60 mil habitações.A informação foi adiantada à agência Lusa pela Prosolia Energy, produtor independente de energia
Logística na rota do ESG: “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”
A empresa alemã INBRIGHT, que aposta na reabilitação sustentável de imóveis ‘light industrial’ (industriais ligeiros) e logísticos existentes, identificando os que têm “potencial de desenvolvimento” e modernizando-os “com base em critérios ESG”, aterrou em Portugal recentemente, tendo esta sido “uma decisão estratégica e natural”, explica ao idealista/news o cofundador e sócio-gerente da INBRIGHT Portugal. Segundo Christoph Gumlich, há muitos “ativos obsoletos com enorme potencial para reabilitação sustentável” no país, o que torna “o mercado muito atrativo, tanto para utilizadores como para investidores”, até porque o mercado nacional “está no início da transformação ESG”. “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”, desabafa.
“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”
A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.
Futuro apagão? Portugal na rota certa para a neutralidade carbónica
Dos produtores de renováveis às empresas de combustíveis, todos no setor energético estão confiantes no caminho que está a ser feito para a neutralidade carbónica, trajeto que vai contar com o hidrogénio verde, apesar do atraso no arranque da produção.“Vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Ene
Tecnologia LSF: promotora OWNEST quer transformar setor da construção
Chama-se OWNEST e promete transformar o setor da construção em Portugal. A promotora imobiliária, que agora chega ao mercado nacional, privilegia a utilização da tecnologia LSF (‘Light Steel Framing’) – “uma solução inovadora, sustentável e eficiente, já amplamente utilizada nos mercados mais avançados da habitação” – e já tem um projeto em comercialização, o Fountain by Ownest, na Fonte Santa, em Vialonga (Lisboa), segundo revela em comunicado.