Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eficiência energética

Últimas notícias sobre "Eficiência energética" publicadas em idealista.pt/news

Eficiência energética: 3.000 casas municipais do Grande Porto vão aproveitar a energia solar

A Agência de Energia do Porto (AdEPorto) quer aproveitar as coberturas de cerca de três mil habitações detidas pelos municípios do Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Valongo e Paredes para produzir 12 MW de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos. 

Notícia sobre:

Estratégia de Longo Prazo para Renovação de Edifícios aprovada

A Estratégia de Longo Prazo de Renovação de Edifícios (ELPRE), que dá cumprimento à revisão da diretiva europeia sobre o desempenho energético dos edifícios, que determina a obrigação de cada Estado-membro desenvolver uma estratégia de longo prazo para apoiar a renovação, até 2050, de edifícios residenciais e não residenciais, públicos ou privados, para o converter num parque imobiliário descarbonizado e de elevada eficiência energética, foi aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República esta quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021.

Notícia sobre:

Como baixar a fatura da luz? Dicas de iluminação eficiente que podem fazer milagres

Baixar a fatura da luz é uma prioridade para muitos portugueses, que estão em teletrabalho por causa da pandemia da Covid-19. Ou seja, passam mais tempo em casa. Também por isso nunca foi tão importante tornar as casas mais eficientes. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te algumas dicas de iluminação eficiente que podem ajudar, e muito, a minimizar as despesas familiares com a eletricidade. 

Notícia sobre:
Riccardo Annandale on Unsplash

Como tornar as casas mais eficientes

Os portugueses vivem em desconforto térmico 95% do ano e só um terço dos edifícios construídos após 1990 cumprem os requisitos de eficiência energética. Quer isto dizer que a ineficiência energética chega a casa de muitas pessoas sem pedir licença. A escassez de casas eficientes no país é, de resto, um problema que ganha força nesta altura fria do ano e que se faz ainda mais sentir no momento atual de crise pandémica, já que as pessoas passam mais tempo no aconchego do lar. Problema esse que não parece estar a passar ao lado do Governo, que lançou um conjunto de ajudas. Falamos do Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis, operacionalizado pelo Fundo Ambiental e com o apoio técnico da ADENE – Agência para a Energia. As candidaturas aos apoios (por parte de particulares) já arrancaram. Como se poderá, então, tornar a casa mais eficiente? Que ajudas existem? Preparámos um especial que responde a isto e muito mais.

Notícia sobre: