Etiqueta energética dos eletrodomésticos

Eletrodomésticos sustentáveis: a importância da etiqueta energética

Sustentabilidade e eficiência energética são termos que estão na ordem do dia e impactam diretamente o setor imobiliário e da construção. E em concreto as nossas casas. A escolha dos eletrodomésticos a comprar, como por exemplo máquinas de lavar louça e roupa e frigoríficos, já pode ser feita tendo em conta critérios sustentáveis, havendo uma etiqueta energética que serve de “barómetro”. E o impacto sente-se, depois, na fatura da eletricidade. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Eficiência energética e sustentabilidade

Edifícios construídos a partir de 2030 proibidos de produzir emissões

O Conselho da União Europeia (UE) adotou esta sexta-feira (12 de abril de 2024) as regras para melhorar a eficiência energética de edifícios, que proíbe a produção de gases com efeito de estufa por prédios construídos a partir de 2030. Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que a partir de 2030 todos os edifícios construídos estão proibidos de produzir emissões.
casas sobrelotadas

Casas sobrelotadas: o que diz a nossa legislação?

A conjuntura do mercado imobiliário em Portugal em alta, aliada à baixa capacidade financeira das famílias e fenómenos como a imigração, tem contribuído para uma diminuição nos padrões e na qualidade das habitações, pois é cada vez mais comum encontrar situações em que um único apartamento abriga um
Viver em casas sobrelotadas

Casas sobrelotadas: falta de espaço afeta cada vez mais famílias

As condições da habitação em Portugal estão a degradar-se. É isso mesmo que conclui o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE): há cada vez mais famílias a viver em casas demasiado pequenas face à dimensão do agregado, isto é, em casas sobrelotadas. E também há mais casos de agregados a viver em casas sobrelotadas com humidade e sem luz natural. Por outro lado, mais de três em cada 10 pessoas vivia sozinha numa casa demasiado grande, uma realidade que toca especialmente os idosos. A baixa capacidade financeira das famílias – e em concreto o risco de pobreza – está associada à inadequação da habitação em Portugal quer ao nível de dimensão, quer ao nível da eficiência energética.
Edifícios com eficiência energética

Parlamento Europeu aprova Diretiva de Eficiência Energética em Edifícios

A sessão plenária do Parlamento Europeu aprovou que a partir de 2030 o objetivo de zero emissões seja imposto a todos os edifícios recém-construídos, um desafio de neutralidade nas emissões que será exigido a todo o parque imobiliário em 2050. Devem também ser progressivamente implementadas instalações solares em edifícios públicos e não residenciais, dependendo da sua dimensão, e em todos os novos edifícios residenciais a partir de 2030.
Remodelar a casa

Remodelar a casa compensa? Valor de venda sobe mais de 25%

O parque habitacional português é antigo. As casas construídas nos anos 80 ou antes pesam cerca de 60% do total da habitação existente em Portugal. Muitas destas casas encontram-se em mau estado de conversação, precisando de obras. Para quem pensa colocar um imóvel antigo à venda, a remodelação da casa pode ser uma boa aposta, já que aumentar o valor da venda em mais de 25%, revela o relatório residencial anual do idealista/data relativo a 2023. Até porque a renovação das casas também pode ajudar a melhorar a sua eficiência energética, tão valorizada hoje em dia pelas famílias que procuram comprar casa.