Comentários: 0

A Câmara de Vila Franca de Xira acaba de inaugurar o primeiro troço de requalificação da frente ribeirinha de toda a zona sul do concelho, até ao limite com o vizinho município de Loures. O próximo passo será uma intervenção no corredor entre Alverca e Sobralinho. Mas o projeto de intervenção na margem do Tejo não se esgota aqui. O objetivo dos autarcas locais é conseguir, por esta via, estabelecer uma ligação ribeirinha (pedonal e ciclável) entre Vila Franca de Xira e o Parque das Nações.

O presidente da autarquia vila-franquense, Alberto Mesquita, citado pelo Público, diz saber que a Câmara de Loures tem “praticamente concluído” o projeto de construção do passeio ribeirinho e da ciclovia entre o limite do concelho de Vila Franca e o rio Trancão, ao longo de quatro quilómetros. .

Para ligar ao Parque das Nações faltará, depois, uma segunda fase ainda em território de Loures, com uma ponte sobre o rio Trancão. E caberá a Lisboa concluir a ligação com o Parque das Nações.

Este processo de requalificação da frente ribeirinha do Tejo está a ser desenvolvido numa perspetiva intermunicipal, envolvendo Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa. “É uma relação e uma visão intermunicipal, porque nada é estanque. Será muito importante para as populações de Lisboa, de Loures e de Vila Franca de Xira estarem interligadas através da frente ribeirinha”, explica o autarca.

Ciclovias, caminhos pedonais e novas zonas de lazer

Além da ciclovia e do caminho pedonal ribeirinho numa extensão de cerca de dois quilómetros, a obra agora inaugurada na Póvoa de Santa Iria engloba zonas de lazer, parque de estacionamento, marina, lagos (tanques) para a iniciação à canoagem e à vela, hangar para armazenamento de embarcações e instalações para a seção náutica do União Atlético Povoense, que vai gerir as atividades náuticas ali desenvolvidas, segundo conta o jornal.

Estas obras no Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e a Ciclovia do Tejo, que foram as primeiras, implicaram um investimento de 2,3 milhões de euros e permitiram concluir 12 dos 22 quilómetros de zona ribeirinha (margem direita do Tejo) de Vila Franca de Xira requalificados e adaptados ao desenvolvimento de atividades desportivas e de lazer, acrescenta o diário.

Já a próxima fase do projeto - a intervenção no corredor entre Alverca e Sobralinho  -, tem um orçamento previsto de 6 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta