Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Infraestruturas

Últimas notícias sobre "Infraestruturas" publicadas em idealista.pt/news

Aeroporto do Montijo com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, esta terça-feira (21 de janeiro de 2020), uma Declaração de Impacte ambiental (DIA) que resultou num parecer positivo à construção do Aeroporto do Montijo, a infraestrutura complementar na região de Lisboa no estuário do Tejo. Associações ambientalistas criticam decisão e o Governo considera que este era o passo que faltava para avançar com o aeroporto.

Notícia sobre:

Construção do Aeroporto do Montijo arranca em 2020

Reiterando que o Aeroporto do Montijo é "um investimento estruturante e estratégico para os desígnios nacionais”, o Governo assume a construção da nova infraestrutura como uma prioridade no próximo ano. “Após os avanços decisivos ocorridos em 2019 no projeto de expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa", o Executivo quer arrancar com os trabalhos no próximo ano, deixando claro este desígnio no Relatório que acompanha a Proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Notícia sobre:

Obras no Pavilhão Rosa Mota terminam dentro de seis meses

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, estará totalmente renovado dentro de meio ano. As obras arrancaram em fevereiro e tudo aponta para que estejam concluídas entre maio e junho de 2019, sem atrasos. O espaço foi concessionado a um consórcio privado pela Câmara do Porto em 2017, por 20 anos, e o contrato contempla a reabilitação, exploração e instalação de um centro de congressos. O projeto limita-se ao interior do pavilhão, mantendo intactos os jardins do Palácio de Cristal.

Notícia sobre:
Quantos quilómetros terá este exemplar?

As 10 maiores pontes do mundo: descobre onde estão

A China inaugurou, recentemente, a ponte mais longa do mundo sobre o mar - vai ligar Hong Kong à cidade de Zhuhau e a Macau - uma infraestrutura de 54,4 km que tem seis faixas e quatro túneis, um dos quais passa sob o mar. Embora seja, sem dúvida, uma ponte impressionante, não está nem perto de ser uma das maiores do mundo. A galeria de hoje mostra-te as 10 pontes mais colossais do planeta. A maioria está, claro, na China.
Notícia sobre:

Maior ponte do mundo abre amanhã na China após 9 anos de obras

A maior ponte do mundo vai ligar Hong Kong à cidade de Zhuhau e a Macau, na China, e vai abrir à circulação esta terça-feira, dia 23 de outubro de 2018, depois de nove anos em construção e de um investimento total de quase dois mil milhões de euros. A mega infraestrutura, que vai ter a capacidade para responder a 250 mil passagens diárias, vai ser inaugurada como uma cerimónia em Zhuhai, cidade adjacente a Macau.

Notícia sobre:

Vila Franca de Xira e Parque das Nações unidos por passeio ribeirinho junto ao Tejo

A Câmara de Vila Franca de Xira acaba de inaugurar o primeiro troço de requalificação da frente ribeirinha de toda a zona sul do concelho, até ao limite com o vizinho município de Loures. O próximo passo será uma intervenção no corredor entre Alverca e Sobralinho. Mas o projeto de intervenção na margem do Tejo não se esgota aqui. O objetivo dos autarcas locais é conseguir, por esta via, estabelecer uma ligação ribeirinha (pedonal e ciclável) entre Vila Franca de Xira e o Parque das Nações.

Notícia sobre:

Linha circular é a "melhor solução" para o Metro de Lisboa

A linha circular, que vai ligar o Rato ao Cais do Sodré, "é o primeiro passo da futura rede de transportes”, de acordo com o presidente do Metro de Lisboa (ML), para quem esta solução é a que melhor serve os interesses dos utilizadores deste meio de transporte. Com as futuras alterações, a linha amarela irá terminar em Telheiras.

Notícia sobre:
Wikimedia commons

Estes são alguns dos (maiores) fracassos arquitetónicos do mundo

Falta de planeamento, falhas ao nível do design, corrupção ou até excessos de custos. Avanços e recuos. Projetos que nunca viram a luz do dia. Longos anos de intervalo entre o início da construção e respetiva finalização. Às vezes 10 anos de diferença, para um projeto passar da ficção à realidade. Estas são algumas das características comuns a todos os grandes fracassos arquitetónicos do planeta. São os chamados desperdícios de capital, e estão espalhados um pouco por todo o mundo.

Notícia sobre:

Lisboa investe 180 milhões de euros em túneis para travar as cheias

A partir de sábado, espera-se uma nova onda de calor e a maior parte do país está em situação de seca. Mas quando chega ao Inverno, quase sempre há o problema inverso, com as cheias a inundar cidades, como Lisboa. É para evitar esse cenário habitual, que a Câmara Municipal da capital decidiu avançar com um processo de construção de dois túneis de drenagem que visam escoar a água de chuvas intensas para o rio Tejo.

Notícia sobre:
Zermatt

Só para valentes: é a ponte em suspensão mais longa do planeta e tem um fundo transparente

Foi há pouco mais de uma semana que abriu ao público a ponte em suspensão mais longa do mundo, ligando Grächen e Zermatt, nos Alpes suíços. Cruzá-la de ponta a ponta só é algo para os mais valentes, porque tem uma altura de até 85 metros, 65 centímetros de largura e um comprimento de 494 metros para percorrer. Além disso, o chão da ponte é de um material que permite ver o precipício. Através desta ponte podem visitar-se os principais pontos dos Alpes, como o de Cervino.
Notícia sobre: