A autarquia tem várias empreitadas em marcha. Objetivo é transformar aquela zona "na margem certa do rio Tejo para se viver, investir e trabalhar”.
Comentários: 0
Barreiro investe 9 milhões em obras para melhorar mobilidade e acessibilidade do concelho
www.cm-barreiro.pt
Lusa

A Câmara do Barreiro vai investir nove milhões de euros no desenvolvimento do concelho, no distrito de Setúbal, com projetos que vão melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das populações. A autarquia está empenhada em "transformar o Barreiro na margem certa do rio Tejo para se viver, investir e trabalhar”, segundo declarações do vereador do Planeamento e Urbanismo, Rui Braga.

Em comunicado, a autarquia explica que uma grande parte do investimento destina-se à melhoria da mobilidade e acessibilidade do concelho, destacando o projeto de requalificação da zona envolvente aos edifícios do antigo dormitório da CP e Armazém de Víveres. “A obra, que deverá começar ainda este ano, com a renovação da rede de abastecimento de águas e saneamento, prevê a criação de um novo centro urbano da cidade”, adianta.

Refere ainda que empreitada vai melhorar a “mobilidade pedonal e barreiras arquitetónicas, facilitando a circulação aos transeuntes, sobretudo aos que possuem mobilidade reduzida”, num investimento de 699 mil euros que resulta da candidatura ao Acesso + Promoção de Acessibilidade Inclusiva.

Ainda este ano, de acordo com o município, haverá outro grande investimento na construção da nova Avenida da Liberdade, na Verderena, que tem o objetivo de “tornar o tráfego mais fluído” e de alagar os passeios “que privilegiam o uso pedonal”. Segundo a nota divulgada, a obra tem um prazo de execução de 180 dias e um orçamento de 2,5 milhões de euros. 

As obras em marcha e a criação de uma startup

Já para janeiro de 2021 está prevista a conclusão de uma das obras “mais reivindicadas pelos barreirenses”: a construção de uma rotunda na interceção entre a Avenida da Escola dos Fuzileiros Navais, Rua Capitães de Abril e Rua Humberto Delgado, com um orçamento de 300 mil euros. “A empreitada vem solucionar um dos nós mais críticos de volume de tráfego, numa das principais estradas do concelho”, considera a autarquia.

Outra grande fatia do investimento destina-se à conclusão das obras na Escola Básica n.º 3 do Barreiro, com arranque previsto para setembro, num orçamento de 2,8 milhões de euros.

Já a nível do desenvolvimento económico, o município pretende canalizar 700 mil euros para a criação da Startup Barreiro. “Trata-se de uma incubadora de empresas, a instalar na antiga fábrica de refinação de Azeite, situada nos terrenos da Baía do Tejo, que vai permitir a criação de postos de trabalho. O início da obra está previsto ainda para este ano”, revela.

Este plano de dinamização inclui ainda o investimento de 1,2 milhões de euros na construção da 5.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a remodelação das instalações dos serviços operacionais da Câmara do Barreiro, no valor de 750 mil euros. 

Ainda no campo das infraestruturas, a autarquia adianta que este ano ficará concluída a construção do polidesportivo da União das Freguesias de Palhais e Coina, num investimento de 60 mil euros, resultante de uma candidatura ao Subprograma II, CCDR-LVT, Programa de Equipamentos de Utilização Coletiva.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta