Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vai nascer um (enorme) parque verde junto ao Mosteiro de Odivelas

Piscinas, zona de restauração, grande palco para eventos, lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento são algumas das valências do espaço.

https://www.cm-odivelas.pt/ / Câmara Municipal de Odivelas
https://www.cm-odivelas.pt/ / Câmara Municipal de Odivelas
Autor: Redação

Os antigos campos do Mosteiro de Odivelas vão ser transformados num parque verde com oito hectares, continuando com a reabilitação que está a ser feita no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo de Odivelas. O município estima um investimento aproximado de 11 milhões de euros, com apoio de candidaturas a fundos nacionais e comunitários, e aponta a conclusão das obras para o final de 2023.

Piscinas, zona de restauração, grande palco para eventos, lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento são algumas das valências do espaço, segundo o comunicado da autarquia. “Projetado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino, tem como princípio fundamental a conservação da identidade e do património histórico daquele espaço, que remonta ao século XIII”, lê-se ainda.

Segundo a Câmara Municipal de Odivelas, existiu o cuidado de preservar elementos já existentes, “como a grande pérgula que atravessa todo o parque, adaptando a paisagem às novas componentes lúdicas, de saúde e bem-estar e potenciando a presença da água neste território com benefícios ambientais e estéticos”.

https://www.cm-odivelas.pt/ / Câmara Municipal de Odivelas
https://www.cm-odivelas.pt/ / Câmara Municipal de Odivelas

O novo Parque da Cidade irá contar com três grandes portas e uma entrada pedonal; um Claustro das Artes; riachos, cascatas e um lago que permitirá aproveitar as águas subterrâneas para a rega do parque; passadiços e um anfiteatro sobre a água; piscinas municipais; um grande palco; uma praça com vários cafés e restaurantes e zona de piquenique.

O nome do parque será escolhido pela população. “A denominação do Parque da Cidade nascerá de um futuro concurso de ideias, lançado pela autarquia, junto dos munícipes”, reve.a a autarquia.