Em maio, foram registados 19.850 novos automóveis no nosso país. Carros a gasolina e a diesel tiveram o maior peso.
Comentários: 0
Carros vendidos em Portugal
ACEA

A compra de carros novos em Portugal voltou a ganhar fôlego em maio, depois da queda sentida em abril. Segundo os dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), foram registados 19.850 novos automóveis no nosso país em maio, mais 14,5% face ao mês anterior. Já no conjunto de países da UE houve uma ligeira descida nas vendas.

Os dados da ACEA relativos a maio, dão conta que foram registados 19.850 carros novos em Portugal, mais 14,5% face a abril. Mas continua a ser um número bem inferior às 22.796 viaturas registadas em março, o mês deste ano em que foram vendidos mais automóveis novos no nosso país. Face a maio de 2023, observou-se apenas uma ligeira subida nas vendas (+0,17%).

No conjunto dos 27 países da União Europeia (UE), foram registados 911.697 novos automóveis em maio, um número ligeiramente inferior ao do mês anterior (913.995). Face há um ano, a venda de carros novos caiu 3%, com descidas observadas em três dos quatro principais mercados da região: Itália (-6,6%), Alemanha (-4,3%) e França (-2,9%). 

Por outro lado, “apesar da recessão em maio, os registos de automóveis acumulados no ano nos primeiros cinco meses de 2024 aumentaram 4,6%, para 4,6 milhões de unidades [na UE]. Todos os maiores mercados do bloco apresentaram um desempenho semelhante, com Espanha (+6,8%), Alemanha (+5,2%), França (+4,9%) e Itália (+3,4%) a registarem um crescimento até agora”, destacam a ACEA em comunicado divulgado na sua página oficial.

Que tipo de carros novos são mais vendidos em Portugal?

Venda de carros em Portugal
ACEA

Analisando os dados por fonte de energia, são os automóveis a gasolina e a diesel tiveram o maior peso nas vendas em Portugal (48%). Logo a seguir estão os carros híbridos-elétricos (16,7%), os elétricos (15,9%) e os híbridos-elétricos plug-in (13,1%).

“Em maio, os automóveis elétricos a bateria representavam 12,5% do mercado automóvel da UE, uma diminuição face aos 13,8% do ano anterior. Entretanto, os híbridos elétricos continuaram a expandir a sua presença, crescendo de 25% para quase 30% do mercado. A quota combinada de automóveis a gasolina e diesel caiu para 48,5%, abaixo dos 52,1%, representando agora menos de metade do mercado”, lê-se ainda na mesma publicação divulgada esta quinta-feira, dia 20 de junho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta