Comentários: 0
Sabes quanto vai subir a conta da luz em janeiro?

Os cerca de 2,5 milhões de consumidores domésticos que ainda permanecem no mercado regulado de eletricidade vão sofrer um agravamento de 3,3% da fatura a partir de 1 de janeiro do próximo ano.

Esta subida dos preços da eletricidade traduz-se num acréscimo de 1,14 euros por mês, para consumos médios anuais de 1.744 kWh, a que correspondem uma factura mensal de 35,3 euros, segundo os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), citados pelo Diário Económico.

A justificar este aumento está o pagamento da dívida tarifária acumulada ao longo dos últimos anos que ascende em 2015 a 1.333 milhões de euros. Mais 416 milhões de euros do que os 918 milhões de euros que foram pagos o ano passado.

O défice tarifário, que o Executivo se comprometeu a eliminar até 2020, está estimado, para 2015, em 5.080 milhões de euros. Em 2014, era de 4.689 milhões de euros.

A pressionar em alta os preços da energia esteve ainda o baixo crescimento do consumo, uma componente que prejudica a diluição dos custos fixos com as atividades reguladas, como os encargos com as redes de transporte e distribuição.

Tarifa social desce

Quanto à tarifa social, que hoje abrange pouco mais de 60 mil consumidores económica e socialmente vulneráveis e que o Governo quer alargar a um universo de meio milhão de consumidores, registará uma diminuição de 14%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta