Preço da luz não para de subir devido à crise energética

Eletricidade cada vez mais cara: como se calcula o preço a pagar?

O preço da eletricidade tem vindo a aumentar na sequência da guerra na Ucrânia. Uma despesa, a juntar a outras, que está a ter impacto nos orçamentos familiares. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Gás de botija em Portugal

Preços do gás de garrafa voltam a ser livres e sem limites

O gás de botija (ou de garrafa) deixou de ter preços máximos a partir do dia 1 de novembro de 2022, visto que o Governo não prolongou o regime de limites de preços máximos de venda ao público, cuja portaria produzia efeitos até 31 de outubro. Também a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) não o fez, o que significa que os revendedores de botijas de gás voltam a ser livres de praticar os preços que entenderem.
Preço da luz

Subida do preço da luz em 2023? ERSE propõe aumento de 2,8%

Em 2023, os orçamentos das famílias vão continuar pressionados pela subida da inflação. E também terão de encaixar nas contas a subida do preço da luz. Isto porque a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresentou esta segunda-feira, dia 17 de outubro, uma proposta de aumento no preço da eletricidade para o mercado regulado de 2,8%, que irá entrar em vigor já a partir de 1 de janeiro de 2023. Já a tarifa de acesso às redes deverá cair no próximo ano, contribuindo para uma diminuição de cerca de 80% na fatura final da luz dos consumidores domésticos".
Fatura da luz a subir no mercado regulado – cresce 3% em outubro

Fatura da luz a subir no mercado regulado – cresce 3% em outubro

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta quinta-feira (15 de setembro de 2022) um aumento do preço da energia no mercado regulado da eletricidade em cinco euros por megawatt-hora (MWh), equivalente a uma subida média de 3% na fatura mensal. Um aumento que produz efeitos a partir de 1 de outubro.
Mais de metade das casas portuguesas já têm contadores inteligentes

Mais de metade das casas portuguesas já têm contadores inteligentes

No final do ano passado, o número de contadores inteligentes nas instalações de Baixa Tensão Normal (BTN) em Portugal Continental ascendia a 3.212.505, o que corresponde a 52% do total de instalações em BTN no país, segundo um relatório divulgado recentemente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
eletricidade

Eletricidade mais cara a partir de hoje para famílias em mercado regulado

As tarifas da eletricidade sobem a partir de hoje, dia 01 de julho de 2021, para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, o que resulta do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas.Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta atualização da tarifa
Fatura da luz vai subir em 2019

Fatura da luz vai subir em 2019

Os consumidores que permaneçam no mercado regulado, ou que tenham optado por tarifa equiparada, deverão ver os preços da eletricidade aumentar 0,1% a partir de 1 de janeiro de 2019. A subida traduz-se num acréscimo médio de 5 cêntimos na fatura  mensal das famílias, segundo a proposta de atualização das tarifas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural

Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural

As famílias estão a pagar todos os meses 8,6 euros na fatura de gás natural pela Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), de acordo com a Entidade reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Feitas as contas, são 103 euros a mais por ano por uma taxa que deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há ano e meio.
ERSE vai voltar a inspecionar contadores da luz

ERSE vai voltar a inspecionar contadores da luz

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores da eletricidade dos consumidores portugueses. O regulador, que efetuou a última auditoria há seis anos, diz querer “garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores”. Na última inspeção a ERSE detetou anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição, obrigando a empresa a devolver 11 milhões aos consumidores.
Preço da luz aumenta em média 2,5% em 2018 para quatro milhões de pessoas

Preço da luz aumenta em média 2,5% em 2018 para quatro milhões de pessoas

A fatura da luz vai, afinal, aumentar em 2018 para a maioria dos portugueses. Depois da ERSE ter anunciado a descida do preço do mercado regulado, a EDP Comercial revelou que as tarifas do mercado livre vão subir 2,5%. Os novos preços entram em vigor a 18 de janeiro e vão abranger quatro milhões de clientes.
Sim, a conta da luz vai ser mais barata em 2018 (preços descem 0,2%)

Sim, a conta da luz vai ser mais barata em 2018 (preços descem 0,2%)

E parece que há boas notícias para os bolsos dos consumidores portugueses. As tarifas de eletricidade no mercado regulado vão descer 0,2% a partir de 1 de janeiro do próximo ano, de acordo com as contas divulgadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Os preços da eletricidade não desciam desde 2000.

Idosos estão a ser alvo de fraudes e vendas agressivas na energia, avisa regulador

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) veio lançar um conjunto de alertas à população idosa para que tenha cuidado com fraudes e vendas agressivas no sector da energia. Um dos exemplos dados pelo regulador é quando um consumidor recebe em casa a fatura de um novo fornecedor de eletricidade ou de gás natural, "mas não se recorda de ter feito um contrato escrito com essa empresa". E dá conta de outros casos, ensinando a reagir.
Conta da luz vai subir 2,5% no próximo ano

Conta da luz vai subir 2,5% no próximo ano

A maioria dos consumidores vai sentir um agravamento de 2,5% no preço da eletricidade no próximo ano, se a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) for aprovada. A descida dos combustíveis ajuda a travar um aumento ainda maior. A grande fatia de custos deve-se aos encargos com o défice tarifário do setor.
Fatura da luz sobe 1,18 euros a partir de janeiro

Fatura da luz sobe 1,18 euros a partir de janeiro

A fatura de eletricidade vai subir 2,5% em janeiro de 2016. Segundo a proposta de tarifas e preços para a energia elétrica anunciada pela ERSE – a proposta terá de ser aprovada até 15 de dezembro – o aumento traduz-se em mais 1,18 euros mensais para uma fatura média de cerca de 47,6 euros.
Luz e gás: Deco recebe quase 6.000 queixas em sete meses

Luz e gás: Deco recebe quase 6.000 queixas em sete meses

Entre janeiro e julho, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor - Deco recebeu 5.993 reclamações sobre o processo de mudança de operador de eletricidade e gás, tanto do mercado regulado para o mercado livre, como dentro do próprio mercado livre.