Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eletricidade

Últimas notícias sobre "Eletricidade" publicadas em idealista.pt/news

O reinado da EDP Comercial no mercado livre de eletricidade à lupa

Em maio de 2019, o mercado liberalizado de eletricidade tinha perto de 5,16 milhões de clientes. Trata-se de um crescimento líquido de cerca de 14,2 mil clientes (0,3%) face a abril. A EDP Comercial continua a ser, de longe, a empresa com maior quota de mercado (79.7%).

Notícia sobre:

Burlas nos contratos de luz estão a disparar este ano

As reclamações nos contratos de energia dispararam. No Portal da Queixa foram registadas 161 reclamações nos primeiros sete meses de 2019, mais que em todo o ano de 2018. Já a ERSE quase duplicou os processo de contraordenação por burlas.

Notícia sobre:

Poupar na conta da luz com apenas um clique - este simulador dá uma ajuda

Muitos consumidores portugueses podem estar a pagar mais eletricidade do que deveriam. A culpa pode estar, por exemplo, na potência contratada. Com o novo simulador da ERSE é possível estimar o valor da potência a contratar caso a caso.

Notícia sobre:

Deco Alerta: estas dicas ajudam (muito) a baixar a fatura da eletricidade

A fatura da eletricidade é uma das mais “pesadas” para os contribuintes. Mas há pequenos truques que ajudam a baixar a mensalidade a pagar pelo consumo de energia. Este é o tema do artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta.

Notícia sobre:

Eletricidade em Portugal é a mais cara da UE

O valor que os portugueses pagam pela eletricidade aumentou menos que na média europeia no segundo semestre de 2018, mas Portugal lidera o ranking dos países da UE onde os preços são os mais elevados, quando ajustados pelo poder de compra.

Notícia sobre:

Faturas da luz e gás natural mais baratas a partir de julho com IVA a 6%

Será a partir do dia 01 de julho de 2019 que as contas da eletricidade e do gás natural vão ficar mais baratas para os pequenos consumidores. Em causa está a entrada em vigor da aplicação do IVA reduzido a 6% (contra os atuais 23%),

Notícia sobre:

Preço da luz vai descer 3,5% e beneficiar um milhão de famílias

O preço da eletricidade vai mesmo ficar mais barato a partir de 1 de janeiro de 2019. A descida será de 3,5% e vai abranger os consumidores do mercado regulado, beneficiando cerca de um milhão de famílias. A fatura vai diminuir, em média, 1,58 euros por mês, segundo as contas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Notícia sobre:

Portugal é um dos países europeus onde se gasta mais em energia elétrica doméstica

Portugal e Alemanha são os países da União Europeia (UE) que pagam mais eletricidade em relação ao seu poder de compra-padrão. Em 2017, a fatura da luz representou 0,29% do poder de compra-padrão por quilowatt hora (kWh) de portugueses e alemães, um valor que deverá descer este ano para cerca de 0,20%, no caso de Portugal.

Notícia sobre:

Como poupar na fatura da luz? É possível medir os consumos de energia...

A fatura da luz é uma dor de cabeça para muitas famílias, mas há formas de conseguir poupar dinheiro. Uma delas passa pela monitorização dos consumos de energia, avisa o portal Poupa Energia, revelando que “a instalação de equipamentos de monitorização de consumos de energia (‘smart meters)” pode ajudar a baixar o valor da fatura.

Notícia sobre:

Consumo de carros elétricos é seis vezes mais barato que a gasolina

Ter um carro elétrico vale a pena? Se olharmos apenas para consumo, talvez. Fazer uma viagem de 100 km (entre Porto e Vila Real, por exemplo) num carro elétrico – com bateria carregada em casa – custa dois euros, sendo que a mesma distância percorrida com um motor a gasolina ronda os 12 euros, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Notícia sobre: