Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eletricidade

Últimas notícias sobre "Eletricidade" publicadas em idealista.pt/news

Confinamento à vista: Governo vai ajudar todas as famílias a pagar a fatura da luz

Com o novo confinamento geral à vista, o Governo vai ajudar todas as famílias – independentemente do seu rendimento – a pagar a fatura da luz em cerca de 10%, uma medida que se aplica a todo o mês de janeiro e que estará em vigor enquanto durar o confinamento geral. No caso dos portugueses que têm acesso à tarifa social, a redução no valor da fatura da luz será ainda mais significativa, podendo chegar aos 40%.

Notícia sobre:

Os preços em 2021: eletricidade desce e rendas, transportes públicos e portagens inalterados

Como serão os preços em 2021? O que vai ficar mais caro e que produtos e/ou bens vão custar o mesmo ou baixar de preço este ano? As rendas e as portagens, duas situações em que a atualização dos preços é ditada pela inflação, vão manter-se inalteradas este ano enquanto a eletricidade ficará mais barata, pelo menos para quem continua no mercado regulado. 

Notícia sobre:

Novo IVA da luz: em que circunstâncias e quando haverá redução do valor na fatura

Soube-se, recentemente, que o IVA da eletricidade vai diminuir, havendo novas regras em vigor no IVA da luz já a partir deste mês de dezembro. Regras essas, no entanto, que não se aplicam a todos os casos. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news, explicamos em que circunstâncias e quando haverá essa redução do valor do IVA.

Notícia sobre:

Preço da eletricidade doméstica em Portugal é o oitavo mais caro da Europa

Os preços da eletricidade doméstica na União Europeia (UE) recuaram no primeiro semestre de 2020 para os 21,3 euros por 100 kWh, face aos 21,6 euros homólogos, com Portugal a registar o oitavo valor mais caro (21,2). Portugal foi, nesse mesmo período, o quarto país da UE com a componente mais alta de taxas e impostos na fatura da eletricidade, que representou 46% do total pago pelos consumidores domésticos.

Notícia sobre:

Tarifa social de energia: o que é e quem tem direito a beneficiar de descontos?

Combater a pobreza energética existente em muitas casas de Portugal é um desafio constante, sobretudo quando o frio “chega” e há necessidade de aquecer a casa. Um cenário que ganha força nestes dias, marcados por uma pandemia que teima em não tréguas. Para ajudar a baixar a fatura da luz e do gás algumas famílias podem beneficiar de um desconto, através da tarifa social de energia. Expicamos tudo sobre o assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Como ter uma casa mais “verde”: a importância e as vantagens de produzir a própria energia

É verdade que se produz cada vez mais eletricidade através de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água, no entanto, cerca de 40% da eletricidade ainda é proveniente de fontes não renováveis, nomeadamente carvão, petróleo e gás natural. É crucial, portanto, que o uso de fontes de energia renováveis seja prioritário. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos algumas (boas) razões para se ponderar a instalação de um sistema solar fotovoltaico e, desta forma, se produzir a própria eletricidade.

Notícia sobre:

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Truques para entender a fatura da luz e... controlar e baixar os consumos de energia

As despesas com a fatura de eletricidade são muito elevadas para muitos portugueses, e terão aumentado bruscamente com a pandemia da Covid-19, já que muitas pessoas passam muito mais tempo em casa. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos que podem ajudar a baixar a fatura, bem como a perceber e/ou compreender melhor o conteúdo da mesma. 

Notícia sobre:

Regime excecional que impede cortes da luz, gás ou água termina a 30 de setembro, alerta Deco

O regime excecional e temporário que proíbe os operadores de suspenderem o fornecimento de água, luz, gás e comunicações por falta de pagamento das faturas, em caso de situação de desemprego, de quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%, ou de infeção por Covid-19, vai terminar a 30 de setembro. As medidas foram implementadas para dar resposta ao contexto difícil provocado pela pandemia, mas estão a chegar ao fim. 

Notícia sobre: