Comentários: 0
Móveis portugueses de cortiça distinguidos com prémio mundial de design

Feito de cortiça, um conjunto de mobiliário português mereceu uma relevante distinção internacional no mundo do designO projeto "Ayers Cork", da responsabilidade da arquiteta Albertina Oliveira, foi distinguido na categoria "Furniture, Decorative Items and Homeware Design", conquistando uma medalha de bronze na edição de 2014/2015.

Composto por uma luminária, uma mesa e oito cadeiras, o conjunto sobressai "não só pela forma, mas pelo conforto natural proporcionado pela cortiça, tanto ao toque, como em termos de aparência", explica a criadora do projeto no site oficial da competição, promovida pelos OMC Design Studios SRL, com sede em Itália.
 
Os móveis, tal como escreve o site Boas Notícias, foram desenvolvidos no ateliê da portuguesa, situado em Gondomar, ao longo de 12 meses e com recurso a alta tecnologia. "Cada cadeira foi esculpida com uma máquina CNC a partir de um bloco único de cortiça, método que também foi aplicado na base da mesa", conta Albertina Oliveira. 
 
Já o tampo da mesa e a campânula da luminária - que utiliza tecnologia LED - "são feitos de 'corkbalt', um material inovador que combina a fibra de basalto com a cortiça e que dá leveza às peças", acrescenta a arquiteta.

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Albertina Oliveira inaugurou o seu ateliê (Albertina Oliveira - Arquitetura Lda.) em 1999 com a missão de "pensar e propor espaços em que a arquitetura seja coerente na resposta às várias condicionantes e se traduza num todo com identidade".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta