
Aspirador com saco, aspirador sem saco, com reservatório de água, de fios longos, sem fios de todo, aspirador automático e inteligente… ufa! São tantos que sabemos bem o que estás a sentir no momento da escolha para comprares o próximo eletrodoméstico aí de casa.
Fomos explorar mais este mundo dos aspiradores e descobrir afinal quais os prós e contras dos típicos aspiradores com saco e dos mais recentes aspiradores sem saco. Será que algum é efetivamente mais eficiente que o outro?

Vantagens do aspirador com saco
De uma forma muito prática, pode-se dizer que o aspirador com saco é menos amigo do ambiente pela questão dos próprios sacos. Mas, por outro lado, são também os melhores para situações específicas de alergias ou animais domésticos por exemplo. Por norma este tipo de aspiradores são de modelos mais antigos mas se o que interessa é eficácia nesta lide doméstica esta pode ser a tua escolha.

Eis aqui os aspetos positivos do aspirador com saco:
- Melhor opção para alergias – o fato de existir um saco permite que as bactérias estejam contidas num recipiente, e mesmo durante a sua troca trata-se de uma situação muito mais controlada;
- Grande capacidade – sim, os sacos de vácuo aguentam muitas mais utilizações que um aspirador sem saco;
- Filtros mais limpos e duradouros – o filtro do aspirador deve ser alterado anualmente mas a prática também diz que quando não existe saco esse tempo diminui. Todos os aspiradores com sacos têm filtros HEPA incorporados, que são excelentes a reduzir a quantidade de bactéria e pó que se liberta durante o processo de limpeza;
- Suja menos – seja durante a limpeza, ou durante a limpeza do próprio aparelho (neste caso, quando se muda o saco).
- Mais barato – como são modelos que ainda têm o extra do saco, a tendência é que se tornem mais baratos que um aspirador sem saco.
Vantagens do aspirador sem saco
O grande ponto a favor é que não há necessidade constante de saberes se tens sacos extra em casa. Ótimo se fores mais esquecido(a). Mas, por outro lado, pode não ser tão conveniente se tiveres problemas de maior sujidade em casa (como os pêlos de animais).

Um aspirador sem saco tem como principais vantagens:
- Conveniência – não é necessária comprar sacos extra para se ir trocando e mesmo a compra de filtros para se trocar ocasionalmente (ou de ano a ano), é um investimento muito mais barato a médio e longo prazo;
- Amigo do ambiente – é uma das componentes que pode ajudar a escolher este método uma vez que não cria lixo descartável após as suas utilizações;
- Visibilidade – Por ser um aspirador de cilindro, este permite ter maior visibilidade sobre o que é aspirado, dando para ir ajustando as limpezas conforme a necessidade.
Aspirador com ou sem saco: como escolher?
Depende sempre das condicionantes que tiveres em casa e até do teu próprio orçamento. Acima de tudo deves ter em conta que há dois fatores decisivos na hora de escolher um aspirador:
- Cuidados de alergias
- Limpeza diária/recorrente de pêlos de animais
Parecendo que não, são dois fatores extremamente importantes na hora de escolher um aspirador porque apesar das duas opções serem boas, elas não se ajustam da mesma forma às necessidades de situações concretas.
Depois, se as vantagens acima te pareceram relativamente equiparáveis, e isto assumindo que não tens as questões acima referidas para ter em conta, então convidamos-te a olhar para os contras. Estão relacionados com exclusividade, valor e manutenção.

Desvantagens de um aspirador com saco
- Necessidade de comprar sacos com (alguma) frequência para ir trocando conforme o uso do aspirador;
- Aspirar sem querer algo molhado pode danificar rapidamente o saco do aspirador;
- Apesar de existirem inúmeros modelos de aspiradores, não existem muitos sacos de aspiradores universais pelo que as marcas tendem a colocar os preços um pouco mais altos das recargas;
- Maior pegada ambiental pelo uso recorrente de sacos.
Desvantagens de um aspirador sem saco
- Um aspirador sem saco é logo à partida mais caro;
- Aparelho mais barulhento;
- Possibilidade de problemas de forma mais frequente por haver um contato mais direto da máquina com os resíduos;
- Necessidade de limpeza do aspirador com mais frequência (e de forma mais suja, sem um saco que proteja contra a libertação de bactérias ou pó);
Como nota final, deixamos esta dica: manutenção! Qualquer que seja o aspirador que escolhas, é importante que faças a correta manutenção do mesmo, seja pela limpeza do cilindro coletor de lixo num aspirador sem saco, seja pela troca do saco no momento ideal antes que este decida explodir.
Para poder comentar deves entrar na tua conta