Custo total do cabaz básico atinge recorde de 229 euros, registando subida de 25% num ano, antes do início da Guerra na Ucrânia.
Comentários: 0
Preço do cabaz alimentar básico
Expresso/Deco Proteste

Um ano depois do estalar da guerra na Ucrânia, o custo total do cabaz básico atingiu agora um novo recorde, chegando aos 229 euros, registando uma subida de 25%, face aos 184 euros de antes. Ainda que os preços já viessem a subir desde o final de 2021, ainda em consequência da pandemia, foi sobretudo o impacto da guerra que agravou o aumento.

Quase todos os 63 produtos que compõem o cabaz básico de alimentos subiram no último ano e muitos com saltos de preço superiores a 50%, segundo a DECO/Proteste. 

O peixe é a categoria que mais aumentou, custando agora mais 27% do que em fevereiro de 2022. Mas todos os outros subiram mais de 23%: é o caso dos laticínios (27%), da mercearia e das frutas e legumes (25%).

Produtos mais caros no supermercado
Expresso / DecoProteste

“Esta subida é muito preocupante, sobretudo quando não se percebe de onde vêm todos estes aumentos contínuos”, Ana Guerreiro, porta-voz da DECO/Proteste, citada pelo Expresso. “Há casos em que se percebe o aumento do preço, mas não se entende como é que não estabilizou. Ou por que é que as subidas são tão acentuadas, muitas delas acima de 50%.”

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta