Comentários: 0
Os 9 sintomas que indicam que precisas (desesperadamente) de férias
GTRES

Quando chegas ao trabalho irritas-te com facilidade? Sentes-te sempre cansado? Começas a não ligar ao telemóvel? Fica então a saber que estes são sintomas que indicam que necessitas de férias. E não parar nestas alturas pode levar a sintomas como ansiedade, depressão e inclusivamente que ganhemos uns kgs mais. Por isso, antes de que desenvolvas algum problema sério, convém reconheceres os sinais e aceitar que necessitas de um descanso para voltar ao trabalho com forças renovadas.

Segundo os especialistas consultados pelo portal business insider, o momento de tirar umas férias chega no momento em que estás a sentir os seguintes sintomas:

1 – Deixaste de te cuidar: quando nos sentimos cansados ou stressados em excesso, tendemos a deixar-nos levar por hábitos menos saudáveis e a consumir comida de “porcaria”, beber mais do que o habitual ou abusar do café para nos mantermos ativos. São sinais claros de que necessitas desconectar.

2 – Sentes-te sempre cansado: se te levantas cansado, te deitas cansado, caminhas mais devagar do que o habitual e precisas de mais tempo para fazer as tuas tarefas. É uma sensação semelhante como se nos tivessem acabado as pilhas. Estes são os sintomas de fadiga física que, em geral, acabam por derivar em cansaço mental, um estado a que chagamos quando começamos a sentir-nos vazios.

3 – Estás a rebentar e não rendes: passas o dia a trabalhar mas consideras que ainda deverias trabalhar mais porque acumulas trabalho. E esforças-te mas não completas as tarefas. Neste momento a solução não é deixares ainda mais a pele nem empregar muita mais energia do que a necessária, simplesmente necessitas de um descanso.

4 – O telemóvel converte-se numa fonte de problemas: o normal é que as pessoas que estão habituadas a trabalhar com o smartphone ou a estar todo o dia dependentes do telefone não vejam como um problema grave se não como uma doce condenação. Mas no momento em que te começa a incomodar e a gerar ansiedade, e começas a não responder aos milhares de mensagens, quer dizer que estás esgotado e precisas de separar-te deles. Do telemóvel e de tudo o que cheire a trabalho.

5 – A tua atitude é negativa:  se em geral és uma pessoa otimista e de um dia para o outro sentes que estás cada dia mais frustrado, irascível, desligado ou de mau humor, são sinais de que precisas de férias. Não confundir um dia mau ou uma temporada de alguns dias pessimistas. Nestes casos, os comentários de colegas de trabalho costumam ser necessários para sabermos quando batemos no fundo.

6 – Não és capaz de concentrar-te: quando estás cansado mentalmente custa-te concentrar-te, focalizar e recordar a informação importante. É uma resposta natural do cérebro. Nestes casos, o normal é que nos demos conta desta circunstância quando, por exemplo, temos que reler um documento várias vezes para entende-lo por completo. Mas tem uma solução fácil: desconectar. Umas férias permitirão dar-nos conta de que já não necessitamos de ler nada duas vezes para entende-lo.

7 Custa-te conciliar o sono: se estás tão obcecado com o trabalho que te custa dormir sem pensar nele e não podes relaxar. O que começa por ser um pequeno problema para adormeceres durante algumas semanas pode terminar numa insónia e isso é que já é um transtorno que requer tratamento (farmacológico ou não).

8 A tua vida é o escritório: há que perceber este ponto no momento em que estás no cinema num programa romântico ou com os teus amigos, e estás a pensar ou a falar continuamente sobre o teu trabalho e isso se converte numa obsessão.

9 – Perda de ambição: quando começas num trabalho e uma vez que estabeleces a tua zona de conforto, o normal é que tentes que seja cada vez melhor, conseguir uma promoção e ajudar a empresa a crescer. Mas perder este espírito competitivo pode não significar que chegou o momento de procurares outro emprego. Na maioria dos casos tudo se soluciona tirando umas férias. Pensar, desconectar e relaxar ajudam a retomar perspetivas de saída com ilusões renovadas e a estabelecer objetivos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta