Trabalho infantil

Trabalho infantil desce globalmente, mas não em África

O relatório em conjunto da UNICEF e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado recentemente, revela que a luta global contra o trabalho infantil está, finalmente, a retomar o rumo após alguns anos de retrocesso. No entanto, as duas entidades alertam que, ao ritmo atual, a erradicação total do trabalho infantil até 2030.
Custos de trabalho em Portugal

Custos de trabalho aumentam 4% – mas subida está a desacelerar

No primeiro trimestre de 2025, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), que mede os custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada, aumentou 4% em relação ao período homólogo de 2024, sendo que tinha aumentado 10,1% no trimestre anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que permitem ainda concluir, por exemplo, que o ICT em termos homólogos baixou bastante face ao primeiro trimestre dos últimos dois anos: 6,6% nos dois casos.
Assédio laboral em Portugal

Assédio laboral em Portugal: queixas por abusos estão a aumentar

O número de pessoas que declaram ser vítimas de assédio laboral está a aumentar em Portugal. Em 2021/2022, quando foi feito o primeiro levantamento, 16,5% dos inquiridos disseram ter sido vítimas de assédio laboral, tendo o número crescido para 20% em 2023 e 27,7% em 2024. Ou seja, no ano passado, quase três em cada dez trabalhadores assumem ter sido alvo de ameaças ou de outras formas de abuso físico ou psicológico.
Trabalhadores mais velhos em Portugal

Portugal é o sexto país da UE com trabalhadores mais velhos no ativo

Portugal era, em 2023, o sexto país da União Europeia (UE) com maior proporção de trabalhadores entre 55 e 64 anos no emprego, sendo apenas superado por Alemanha, Itália, Bulgária, Letónia e Lituânia. E mais: foi o quarto país da UE onde o peso mais aumentou entre 2010 e 2023, sendo também um dos países onde a idade legal de reforma é mais alta.

Escritórios no pós-pandemia: “É muito mais do que quatro paredes”

A pandemia “empurrou” as pessoas para casa e o teletrabalho passou a fazer parte da equação no mercado laboral. Agora, cinco anos depois de confinamentos, máscaras e testes à Covid-19, o mundo parece estar a viver um “novo normal”. O regime híbrido ganhou força ao mesmo tempo que as empresas estão, de certa forma, a querer atrair de novo trabalhadores para os escritórios, acenando com ‘amenities’ “fora da caixa”. Mas o que está, afinal, a mudar no segmento de escritórios em Portugal? Flexibilidade é palavra de ordem, estando a sustentabilidade e a eficiência energética dos espaços a consumar-se como tendência.
Anos de trabalho em Portugal e na UE

Quantos anos trabalham em média os portugueses?

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) onde mais tempo se trabalha até à reforma, superando a média dos 27. Os dados mais recentes do Eurostat mostram isso mesmo: a duração média da vida de trabalho foi de 39,1 anos em 2023, mais 2,2 anos que na média da UE (36,9 anos). É, de resto, a mais alta desde 2014. 
abandono do posto de trabalho

Abandono do posto de trabalho: o que diz a lei

Quando um trabalhador não comparece ao emprego sem justificação há pelo menos 10 dias úteis ou sabe-se que ele se encontra a trabalhar por conta própria ou no estrangeiro, a lei considera haver abandono do posto de trabalho.  A partir deste momento, o contrato de trabalho pode ser denunciado p
produtividade

Truques de produtividade: como aplicar a “dieta de tempo” em 2024

Dieta é uma das palavras mais procuradas no Google no início de cada ano. Mas o bem-estar geral não depende apenas e só do aspeto físico. É preciso trabalhar a saúde mental e aquilo que nos “atropela” no dia a dia. Há uma outra dieta que vale a pena pôr em prática em 2024: a dieta de gestão do tempo. Uma forma de lutar contra as tarefas que nunca mais acabam e melhorar a produtividade.
Os 10 espaços de coworking mais bonitos do mundo e um deles fica em Portugal

Os 10 espaços de coworking mais bonitos do mundo: um é português

Há cada vez mais pessoas dedicadas ao coworking um pouco por todo o mundo, pelo menos cinco milhões de pessoas, um crescimento de mais 158% entre 2020 e 2024. Existem 40.000 espaços disponíveis para os trabalhadores: esses são os números que surgem do Estudo Global de Crescimento do Coworking 2020.
Portugal é o melhor país do mundo para uma pessoa se reformar

Adeus trabalho: Portugal é o melhor país para viver a reforma

Que países reúnem as melhores condições para gozar da melhor forma possível a merecida reforma, depois de anos e anos a trabalhar? O top oito é liderado por Portugal, com uma pontuação de 87,4, numa escala de 0 a 100. México e Panamá ocupam, por esta ordem, o segundo e terceiro lugares do pódio. Em causa está um ranking realizado todos os anos pelo portal International Living.
Escritórios no Porto

Viajar pelo mundo sem sair do escritório? Agora é possível no Porto

Os espaços de trabalho mudaram por completo com a pandemia. O teletrabalho passou a integrar a rotina de muitos profissionais e outros passaram a adotar o modelo de trabalho híbrido. Os escritórios passaram a ser lugares de socialização, de partilha de conhecimentos e de experiências entre equipas. Antecipando que o futuro passava por transformar o conceito de escritório, a Natixis em Portugal desenvolveu um modelo na sua sede, no Porto, em que é possível viajar pelo mundo sem sair do local de trabalho. Como? Cada sala foi construída e decorada tendo em conta as particularidades de cada cidade, combinado sons, cheiros e elementos arquitetónicos que as caracterizam.
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Work-life balance: como ter trabalhadores mais felizes e produtivos

Ter pessoas felizes e motivadas é fundamental para aumentar a sua produtividade no trabalho. E encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o caminho, sobretudo num contexto em que as famílias vivem com ansiedade financeira gerada pela inflação. É por tudo isto que as empresas devem hoje estar atentas e estimular o chamado work-life balance, na língua inglesa. Mas como? Estas 7 dicas vão ajudar.