Comentários: 0

Cuidado. Antes de fechares uma contratação deves pensar bem. Há vários problemas que podem surgir por recrutares a pessoa errada. Margarida Lousada, diretora de Assessment & Consultoria da Ray Human Capital, num artigo publicado no Dinheiro Vivo, dá a conhecer as questões mais críticas.

1. Tempo

O recrutamento, seleção e contratação de um quadro médio ou superior pode demorar oito a 12 semanas. Este período é seguido do processo de integração e onboarding, que exige também um elevado investimento de tempo das suas chefias, pares e colaboradores.

2. Reputação

Uma má contratação resulta sempre numa ameaça reputacional para a organização em causa, mesmo em casos de funções que podem ser conotadas como menos séniores ou menos críticas. Acredite: técnicos, assistentes ou rececionistas podem pôr em causa a boa imagem da empresa junto dos clientes.

3. Employment branding

Uma má contratação e a consequente saída do profissional pode pôr muito em causa, sobretudo se esta for uma situação recorrente - causando um nível elevado de job rotation -, ou mesmo "arrasar" a reputação da empresa junto do mercado de emprego.

4. Responsabilidade social

Um mau passo de carreira, que muitas vezes não tem só a ver com o perfil e desempenho - sendo muitas vezes provocado antes poela falta de integração cultural -, pode condicionar negativamente a perceção do mercado acerca daquele profissional e prejudicar os seus próximos passos de carreira.

5. Dinheiro

Estudos recentes levados a cabo por associações de empresas de executive search estimam que a substituição de um quadro de gestão de topo pode custar até cinco vezes o seu salário anual. De uma forma ou outra, no final do dia uma má contratação reflete-se em (menos) euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas