Esta imagem indica quais são os países que estão a contratar mais pessoas. Ou melhor, quais esperam recrutar mais pessoas no segundo trimestre do ano. Segundo um estudo da multinacional de seleção Antal, o Egito encabeça a lista, prevendo – as suas empresas – fazer contratações na ordem dos 74%.
Em Portugal a aposta é menor, mas a intenção de contratação, que é de 29%, demonstra que o País pode estar no bom caminho rumo à recuperação económica.
De referir que o estudo foi realizado mediante entrevistas realizadas a 10.665 empresas de 40 países.

(Foto: Antal)
Radiografia do dia: Evolução da criação de emprego nos países europeus
Este gráfico indica a evolução da criação de emprego nos países europeus entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado. Segundo o Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal foi uma das nações que apresentou melhores resultados: no quarto trimestre de 2013, o emprego cresceu 0,5% face ao período homólogo e 0,7% face ao trimestre anterior.
O que muda na legislação laboral: as propostas do Governo
O anteprojeto de reforma da legislação laboral aprovado pelo Governo, que será negociado com os parceiros sociais, prevê a revisão de “mais de uma centena” de artigos do Código do Trabalho e já foi contestado pelas centrais sindicais. As alterações previstas na proposta — designada "Trabalho XXI" e que o Governo apresentou visam desde a área da parentalidade (com alterações nas licenças parentais, amamentação e luto gestacional) ao trabalho flexível, formação nas empresas
População empregada cresce em Portugal no 2.º trimestre de 2025
A população empregada em Portugal, no 2.º trimestre de 2025, atingiu 5248,3 mil pessoas, um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 2,9% comparado com o mesmo período de 2024. Este crescimento reflete a recuperação contínua do mercado de trabalho, apesar dos desafios económicos globais. Segundo o INE, o teletrabalho mantém-se relevante, com 20,9% dos trabalhadores e a taxa de desemprego caiu para 5,9%, menos 0,7 pontos percentuais que no trimestre anterior, evidenciando uma melh
Imigrantes em Portugal correm à formação profissional para ter vistos
A procura de cursos profissionais em Portugal aumentou desde que o Governo anunciou mudanças na lei dos estrangeiros, por ser uma forma dos imigrantes entrarem no país e dos ilegais se regularizarem, além de proporcionarem formação, disse fonte do setor.
Dos contratos às férias: o que pode mudar na lei do trabalho
As alterações à lei laboral já aprovadas pelo Governo têm feito correr muita tinta nos últimos dias. Estão previstas mudanças em mais de 100 artigos do Código do Trabalho que podem mexer com a vida dos contribuintes, antecipando-se novos limites nos contratos de trabalho, compra de férias e até várias mudanças no teletrabalho. Explicamos tudo o que pode mudar na lei do trabalho, que ainda tem de passar pelo crivo do Parlamento.
Custos por hora de trabalho sobem na UE: Portugal acompanha a tendência
No primeiro trimestre de 2025, os custos por hora de trabalho aumentaram 3,4% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia (UE), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal registou um aumento de 4%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta