Tens um caderno cheio de ideias, mas falta-te saltar para o próximo nível? Explicamos como criar um negócio do zero.
Comentários: 0
Começar um negócio
Unsplash

Sonhar e realizar, é o lema de quem pretende criar um negócio próprio. Não basta pensar, há que agir. Não é fácil, principalmente, quando não sabemos como começar um negócio.  

Cada vez se conversa mais sobre empreender e começar um negócio, mas muitas vezes deixamos o medo dominar as nossas ações. Se queres criar um negócio, não dês força às tuas inseguranças! O primeiro passo é escreveres a tua ideia e começar a estruturá-la? Explicamos abaixo o que tens de fazer.

Conversámos com a Cátia Rodrigues, docente universitária, mentora de carreira, consultora de turismo e formadora profissional que nos respondeu a várias questões que te poderão dar uma ajuda para abrir um negócio

Criar um negócio próprio: por onde começar?

O primeiro passo, pode ser mais simples do que parece: partir para a ação. Cátia explica muitas vezes, o que acontece, é que as pessoas organizam tudo, preparam (muito) e quando se apercebem passaram meses e anos que ainda não começaram. Por isso, é de realçar a importância de começar e não só pensar que “temos de começar”.

Por vezes, passar a ideia para papel pode ajudar a que se torne mais real, por isso, antes de qualquer coisa deves:

  1. Colocar a ideia de negócio no papel.
  2. Fazer uma lista com tudo o que é necessário para colocar a ideia em prática.
  3. Colocar os tópicos por ordem de prioridades.
  4. Começar pela primeira tarefa da lista e segui-la.

Investimento para começar um negócio

Se tens ideia que começar um negócio próprio com pouco dinheiro é uma missão impossível, temos boas notícias: não precisas de um grande investimento. Mesmo que mais tarde possas necessitar de um investimento de maior escala (depende sempre da área de negócio que escolheres) podes começar com pequenas ações que te vão permitir ter algum retorno para reinvestires, como nos conta a mentora Cátia.

A verdade, é que com uma boa dose de criatividade, é possível, quase em todos os negócios começar sem um grande investimento, como nos explica Cátia no caso de um negócio de restauração: “se for para abrir um restaurante, claro que é preciso um investimento mas mesmo assim, pode-se começar com produtos alternativos, como uma loja online até haver retorno suficiente para aplicar no negócio físico."

Criar um negócio
Unsplash

Criar um negócio próprio: é possível com um trabalho a full time?

"Com muita disciplina e espírito de sacrifício", responde a Cátia. Principalmente nos primeiros tempos, podes ter de abdicar de muitas coisas para conseguires construir o teu negócio. A criação do negócio pode não ocorrer no ritmo que esperas, tudo depende do tempo que lhe dedicas, mas sabemos que por vezes há imprevistos e é importante que tenhas isso em mente.

Podes mesmo ter de abdicar de tempo de lazer, tempo com a família ou amigos mas se souberes claramente qual é o teu objetivo e o caminho a seguir, tudo se torna "uma questão de equilíbrio", como explica Cátia.

Começar um negócio: quais os processos burocráticos?

Depois de teres a tua ideia de negócio estrtuturada, de definires objetivos claros e os prazos em que os pretendes cumprir, chega a altura de olhar para o espectro mais burocrático. É importante que ao decidires começar um negócio próprio te informes sobre todas as questões legais e burocráticas associadas, tais como:

  • Pesquisar, dentro da área de atuação, qual é a legislação em vigor e cumprir tudo aquilo que está estabelecido no decreto-lei em concreto.
  • Saber qual é a entidade que rege o teu negócio e desenvolver o que é necessário do ponto de vista legal.
  • Proceder à criação da empresa (existe o serviço “Empresa na Hora” que facilita)

A própria constituição de empresa já obriga a estar inscrito na segurança social e nas finanças, explica Cátia. 

Qualquer negócio criado tem de ser registado como empresa?

Como em todas as regras, no que respeita aos negócios também há exceções. Cátia explica que não é necessário que um negócio tenha de ser registado como empresa porque "o empreendedor pode trabalhar por conta própria, isto é, pode fazer prestação de serviços. Isto facilita no que respeita à fiscalidade, porque assim que se cria a empresa, existem custos fixos todos os meses que podem não compensar em certos casos".

Apoio ao empreendedorismo: quais as iniciativas que existem? 

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) dispõe de apoios para a criação de empresas e de emprego como o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e o Programa Investe Jovem. Podes saber mais aqui.

Existem vários apoios para diferentes áreas de negócio para quem quer criar o seu próprio negócio. A mentora aconselha-te a consultar a entidade que regula a atividade do teu negócio para te informares acerca dos apoios na tua área em particular.

Criar o próprio negócio: quais os impostos associados?

Os impostos associados à criação de um negócio próprio dependem da modalidade. Enquanto empresa, existe o pagamento da segurança social e do IRS. Tendo em conta o volume de negócios, existe o IRS da empresa e pode ainda somar-se o IRC.

Também existe uma modalidade de empresa em que há a obrigação de ter a contabilidade organizada, ou seja, tem de se pagar a um contabilista, como nos explica Cátia. Se fores um trabalhador independente (ou seja fazes prestação de serviços), o único pagamento com que terás de te preocupar ao início é a segurança social.

Abrir um negócio próprio: como pode ajudar um mentor de negócio?

Cátia afirma que um mentor de carreira pode ao orientar através da sua experiência. No entanto, Cátia destaca ainda que "é necessário que os mentores percebam que não devem condicionar as ações das pessoas que recorrem à mentoria.

Também as pessoas que fazem mentoria não podem criar a expectativa que, por terem o acompanhamento de um mentor, vai ser tudo perfeito, porque o erro faz parte do processo. Segundo Cátia: "os mentores devem orientar mas a decisão final é sempre do mentorando".

Começar um negócio
Unsplash
Quando questionada acerca de qual o melhor conselho que poderia dar a alguém que está a começar o seu negócio do zero, Cátia responde: “começar já” porque "quanto mais cedo começares, mais cedo começas a errar e o melhor que te pode acontecer enquanto empreendedor é o erro, porque assim aprendes.” Por isso, quando um negócio é mal sucedido, não significa que devas desistir de imediato, antes pelo contrário, deve impulsionar-te para fazeres ainda melhor na próxima vez.

É importante verificares se a tua ideia responde a uma necessidade da sociedade (ou se estás a criar uma nova necessidade), estuda o teu público-alvo e define objetivos. Realiza uma grande pesquisa e marca a diferença na tua área. Por último, a mentora Cátia deixa um conselho motivacional para que não tenhas medo de errar porque, na verdade, “o erro faz parte da jornada do empreendedor”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade