Eureka

"Qualidade de vida em Portugal é muito atraente para as empresas"

Foi dentro de uma garagem, no Brasil, que tudo começou. Foi lá que Daniel e Fanny Moral, um jovem casal de empreendedores, montou aquele que viria tornar-se um negócio além-fronteiras. Ela matemática e ele analista de sistemas com experiência em mercados financeiros, decidiram os dois deixar as suas carreiras para abraçar um projeto que mudou as suas vidas. A casa transformou-se num escritório partilhado, até que o espaço deixou de ser suficiente. De uma ideia nasceu outra: a Eureka Coworking, uma rede de espaços de trabalho partilhados em expansão no mercado brasileiro que acaba de chegar a Portugal. Lisboa foi o local escolhido para o “pontapé de saída”, mas a empresa já está de olho no Porto e em Braga. Os fundadores do projeto explicam tudo nesta entrevista ao idealista/news.  
Inovação e empreendedorismo em Peniche

Escritórios e startups: vai nascer em Peniche um Smart Ocean Open Labs

O edifício Smart Ocean Open Labs, em Peniche, já começou a sair do papel, tendo a Associação Smart Ocean, entidade gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, informado que já celebrou o auto de consignação da empreitada, dando início à construção de uma infra-estrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul. Em causa está um investimento superior a seis milhões de euros, prevendo-se que as obras terminem em dezembro de 2025.
como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa? O guia essencial

Abrir uma empresa é um sonho para muitas pessoas, embora muitas vão adiando esse sonho… No entanto, perante determinadas circunstâncias, devemos deixar os medos de lado e avançar. O receio de muitos está diretamente relacionado com a falta de informação.
mulheres empreendedoras

“Dedico o meu tempo a ajudar mulheres que queiram empreender”

Liderar para fazer brilhar outras mulheres. Este é um dos objetivos (profissionais e de vida) de Ana Gomes. Durante vários anos ligada à área da saúde, encontrou no ramo imobiliário, já lá vão quase 10 anos, espaço para fazer diferente. Ajudar pessoas a crescer é algo que a preenche enquanto empresária e mulher – e a mentoria é das coisas que “mais lhe alimenta a alma”. Criou o Women Empowered by For.Ever ainda antes da pandemia, um projeto de empreendedorismo social e feminino com o objetivo de inspirar e construir mudança na vida de outras mulheres. Em entrevista ao idealista/news, neste Dia da Mulher, deixa ainda alguns conselhos para quem quer triunfar neste e noutros setores.
Liderança, empreendedorismo e partilha em debate na Business Conference

Business Conference: partilha e liderança debatidas em Famalicão

"Histórias que inspiram, um evento de partilha para todos os empreendedores". Este é o mote para a primeira edição da Business Conference, que se realiza no dia 24 de janeiro de 2023, das 9h30 às 18h30, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão. Trata-se de um evento organizado pela rede de mediação imobiliária norte-americana Realty One, que aterrou em Portugal em 2022. “O que pretendemos é passar histórias de pessoas com sucesso reconhecidas em Vila Nova de Famalicão, de diversas áreas de trabalho, e transmitir estes testemunhos de bons hábitos aos empresários presentes”, começa por dizer ao idealista/news João Oliveira, CEO da Realty One Group Portugal.
Startups

"Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais

A história da Fintech House começou a ser escrita há dois anos, em 2020. Nasceu da colaboração entre a associação sem fins lucrativos Portugal Fintech e a maior rede de espaços cowork em Portugal, Sítio, e ganhou vida “pela necessidade de juntar num único sítio todo o ecossistema fintech”, começa por dizer ao idealista/news Mariana Gorjão Henriques, Head of the Fintech House, salientado que “Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais. A verdade é que agora, dois anos depois, a incubadora de startups amadureceu e sentiu necessidade de se expandir. Deixou o Palácio das Varandas, na Praça da Alegria, e mudou-se para um edifício de escritórios com 10 pisos e 2.500 metros quadrados (m2) na Avenida Duque de Loulé, também em Lisboa. Fica a saber tudo sobre o novo espaço desta verdadeira fábrica de startups.
Hubs de startups europeus mais populares

Lisboa está no top 10 dos hubs de startups europeus mais populares

Lisboa continua a estar no top 10 do hubs europeus de startups mais populares, sendo também a capital europeia, de pequena e média dimensão, com a percentagem de mulheres founders mais elevada em 2021, ano em que o ecossistema de startups europeu bateu recordes de investimento levantado — 101 mil milhões de euros, segundo o Startup Heatmap Europe Report 2022, da DEEP Ecosystems. A capital surge na quarta posição, tendo subido dois lugares face ao ano anterior – teve 16,36% dos votos dos fundadores.
Começar um negócio

Começar um negócio próprio do zero

Sonhar e realizar, é o lema de quem pretende criar um negócio próprio. Não basta pensar, há que agir. Não é fácil, principalmente, quando não sabemos como começar um negócio.
Negócios com amigos

Como começar um negócio com amigos... sem matar a amizade?

Fazer negócios com amigos é muito parecido a fazer negócios com um parceiro romântico: pode fortalecer ou então arruinar o relacionamento. Esse risco não impediu dois amigos de infância de arrancar com um projeto de vinhos. É o caso de Marianne Fabre-Lanvin e Thomas Delaude. Lançaram o Souleil Vin de Bonté e contaram à Bloomberg a história por detrás desta ideia, mas também quais são as principais dicas para ter negócios com amigos sem estragar a amizade.
Hub Criativo do Beato só abre em 2022

Hub Criativo do Beato só abre em 2022 – e já há pouco espaço disponível

O Hub Criativo do Beato (HCB) só deverá abrir portas em meados de 2022, depois de várias promessas de abertura não cumpridas. O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, visitou o local recentemente e disse estar convicto de que ainda há espaço para instalar a incubadora de grandes empresas que idealizou – uma espécie de “fábrica de unicórnios” –, isto apesar de quase todos os edifícios terem “inquilinos”.
Transformar o Alentejo no próximo 'Silicon Valley': estrutura europeia do empreendedorismo na "mira"

Transformar o Alentejo no próximo 'Silicon Valley': estrutura europeia do empreendedorismo na "mira"

Mais de 100 académicos, empresários, políticos e dirigentes da administração pública pedem ao Governo a instalação no Alentejo da estrutura europeia permanente para o empreendedorismo, para ajudar a transformar a região no próximo ‘Silicon Valley’. Entretanto, já foi lançada a Iniciativa Territorial Integrada (ITI), com o objetivo de cativar empresas a instalarem-se na serra algarvia e baixo Alentejo.
Jovem casal criou marca de azeite no confinamento e já vende no mercado holandês

Jovem casal criou marca de azeite no confinamento e já vende no mercado holandês

Inês Guimarães, 24 anos, e Pedro Castro, 31 anos, são um jovem casal empreendedor português que, durante o período de confinamento obrigatório por causa da pandemia da Covid-19, decidiram criar algo próprio. E foi, desta forma, que nasceu o projeto Azeites Pintarroxo, em Vila Flor, distrito de Bragança, capital do azeite e conhecida também como a terra das ‘amendoeiras em flor’.
“Não deixem as ideias na gaveta. Se têm vontade de criar o vosso próprio negócio, não desistam”

“Não deixem as ideias na gaveta. Se têm vontade de criar o vosso próprio negócio, não desistam”

São jovens e empreendedores, e concretizaram um projeto no meio rural em plena pandemia, confirmando, em entrevista ao idealista/news, que entraves como a burocracia e a dificuldade em obter financiamento continuam a ensombrar quem quer “voar mais longe”. Mas Inês Guimarães e Pedro Castro não desistiram e aproveitaram os meses de confinamento para amadurecer a ideia e lançar o projeto dos Azeites. Agora, partilham a experiência com o idealista/news e deixam alguns conselhos para outros jovens empreendedores, lançando um repto: “Não deixem as ideias na gaveta”.
Começaram as obras de infraestruturas no Hub Criativo do Beato

Começaram as obras de infraestruturas no Hub Criativo do Beato

Já arrancaram as obras no Hub Criativo do Beato (HCB), em Lisboa, sendo que o primeiro edifício deve estar pronto “no segundo semestre” de 2020. No recinto de 35.000 metros quadrados (m2) e com cerca de 20 edifícios, onde em tempos funcionou a Manutenção Militar, já começaram as obras de infraestruturas.