A caverna de Alibaba existe mesmo e está na China. Não guarda no seu interior ouro, rubis ou safiras, mas uma riqueza ainda maior. E os 40 ladrões teriam muita dificuldade para poder entrar. Afinal, o “Alibaba Group”, a maior empresa de comércio eletrónico da China e a maior do mercado online grossista do mundo com mais de 800 milhões de produtos em carteira, já tem o dobro dos lucros do Facebook, o que permitiria construir uma caverna à sua medida na cidade de Hangzhou.
Em concreto, a gigantesca sede do portal de comércio ocupa 150.000 metros quadrados de edifícios futuristas muito luminosos e amplas zonas ajardinadas, uma organização estilo campus universitário. Desenhada por uma equipa multidisciplinar de arquitetos (entre eles o do estúdio hassel), o complexo foi pensado para acolher cerca de 25 mil pessoas.
Não é em vão, o mercado da Internet na China é o maior do mundo e o dobro do norte-americano. Aliás, só em 2012, as suas vendas reportaram 170.000 milhões de dólares (impulsionados sobretudo pelo êxito de duas das suas marcas, Taobao e Tmall), mais que Amazon e eBay juntas, segundo detalhou a Forbes
Além disso, a empresa prepara a sua entrada na bolsa em Wall Street, numa operação que segundo alguns especialistas poderá rondar os 100.500 milhões de euros, acima da cotização do Facebook, que com uma valorização de 72.000 milhões de euros, é até ao momento a maior da história.
Para poder comentar deves entrar na tua conta