Comentários: 0
Nasce o primeiro edifício do mundo construído com uma impressora 3D (fotos)

É literalmente uma invenção da China: a construção de casas através do uso de impressoras 3D. O primeiro edifício do mundo utilizando este tecnologia nasceu no Parque Industrial de Suzhou pela mão da empresa WinSun. E este tipo de construção parece ter vantagens para vingar: mais barato e rápido. Ora vê...

As estruturas do imóvel foram produzidas por um equipamento em larga escala para a montagem final do prédio de cinco andares com apartamentos, conta o Globo.

A estrutura precisa de uma grande impressora matriz, fabricada pela Ma Yihe, que tem dimensões de 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e 40 metros de comprimento. Esta máquina de grande porte imprime as peças em 3D para a montagem do edifício, explica o jornal brasileiro na sua seção de tecnologia.

Um dos fatores interessantes é que a WinSun utiliza também materiais reciclados para preparar a “massa” utilizada na impressão dos grandes blocos em 3D. Entre eles está uma mistura de solo e resíduos de construções industriais, como o vidro, que são adicionados em uma base de cimento com secagem rápida. Para finalizar, é incrementada uma substância que funciona como endurecedor especial, para que as peças possam ser manipuladas e montadas com maior velocidade.

Para seguir as leis e normas de construções, as peças e estruturas são montadas no local, com isolamento e reforço de aço para manter a prédio firme, capaz de receber os visitantes curiosos para saber como o edifício ficou por dentro. Para o projeto parecer ainda mais convencional foram adicionadas janelas decorativas nas aberturas, seguindo um design externo.

As paredes impressas em 3D são ocas e a massa é aplicada em formato de zigue-zague, deixando espaço para o isolamento interno. Tudo isso pode tornar mais baratas as construções civis, uma vez que além de utilizar material reciclado, deixando a matéria-prima mais acessível, a montagem pode ser até 70% mais rápida.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta