
Três projetos imobiliários chegam a Sines com investimento português
A cidade de Sines continua a afirmar-se como um polo de investimento imobiliário e industrial, atraindo projetos que combinam habitação, tecnologia e infraestruturas estratégicas. Nos próximos anos, estão previstos três novos empreendimentos residenciais que vão responder à crescente procura de habitação na região, motivada pelo desenvolvimento industrial e tecnológico, num investimento de 50 milhões de euros. A Soccal & Vaz, sociedade do empresário António Vaz, é a promotora responsável pelo primeiro projeto, designado “Brisa Mar”, que contará com 188 apartamentos.

Produção na construção cresce 2,9% em junho
O Índice de Produção na Construção cresceu 2,9% em junho, face ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados esta quarta-feira (13 de agosto de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Um crescimento alavancado por aumentos verificados nos segmentos Construção de Edifícios e Engenharia Civil.

Habitação social impressa em 3D: Irlanda faz estreia europeia com betão
A Harcourt Technologies Ltd (HTL.tech) construiu, em Grange Close, na Irlanda, o primeiro projeto de habitação social da Europa — e também do mundo — com recurso a impressão 3D. As paredes foram concluídas em apenas 12 dias. Para o conseguir, foi utilizada a impressora de construção 3D BOD2, da empresa dinamarquesa COBOD, especializada em soluções de impressão 3D para o setor da construção. O projeto é composto por três moradias geminadas, com uma área total de 330 m2, ou seja, 110 m2 por cada casa.

Promotor de televisão promete projeto imobiliário de luxo em Almada
Sérgio Figueiredo, ex-diretor de Informação da TVI, ex-diretor do Negócios e antigo administrador da Fundação EDP, tem uma nova marca de media, a Conta Lá - Conteúdos Audiovisuais, S.A. (Conta Lá), e estará a tentar atrair novos investidores para a marca acenado com a possibilidade de estes virem a beneficiar de um projeto imobiliário e residencial de luxo situado em Porto Brandão (Almada).

Promotoras do Reino Unido pagam 115 milhões para encerrar investigação
Sete das maiores promotoras imobiliárias do Reino Unido concordaram em pagar um total de 100 milhões de libras (115 milhões de euros) para encerrar uma investigação do regulador da concorrência sobre a partilha de informação entre as empresas.

Digitalização dos materiais de construção vai descer custo das casas
A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) está a promover o projeto Next Generation MC, para preparar o setor para a digitalização e inovação, que terão impactos económicos, sociais e na redução dos custos da habitação.“Além da dimensão económica, a importância da d

Problemas de construção na casa: é possível pedir uma indemnização?
O mercado imobiliário está em franco crescimento, explicado quer pela subida da procura, quer pelo aumento do investimento estrangeiro. E é expectável que haja um acréscimo de transações imobiliárias no curto e médio prazo. É neste contexto que é importante que os compradores saibam os direitos que têm quando são confrontados com eventuais problemas de construção nas casas.

Conselho Superior das Obras Públicas está sem presidente há um ano
O Conselho Superior das Obras Públicas (SCOP), criado em 2018 com o intuito de apoiar o Governo na tomada de decisão sobre infraestruturas, está sem presidente desde o verão de 2024, após a demissão de Carlos Mineiro Aires.

Lisboa aprova construção de 12 casas para cooperativa em Benfica
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a proposta da Câmara para a abertura de um concurso público para atribuição de um terreno municipal em Benfica a uma cooperativa para construção de um edifício com 12 habitações, sem fins lucrativos na Rua da Venezuela, na freguesia de Benfica, no âmbito do Programa Cooperativas 1.ª Habitação.

Nova promotora imobiliária investe 330 milhões em oito projetos
Chama-se Alecrim Real Estate (Alecrim RE) e é uma promotora imobiliária focada no setor residencial. Trata-se de uma nova empresa do universo Lince Capital, sociedade de capital de risco independente registada e regulamentada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que tem um plano de investimento global de 330 milhões de euros. Na calha – em pipeline – estão oito projetos em Portugal, em Lisboa, Cascais, Setúbal e Comporta. O primeiro chama-se Metrass e vai nascer no bairro lisboeta de Campo de Ourique.

Projeto de construção híbrida ganha asas às portas de Lisboa
A resposta à crise na habitação – ou crise de acesso à habitação, como a ela se referem vários especialistas do setor imobiliário – que se vive em Portugal passa (também) pela necessidade urgente de aumentar a oferta de casas no mercado. Procura há, e muita, mas são precisas mais habitações, nomeadamente a preços acessíveis. E neste ponto a construção industrializada afirma-se como uma solução cada vez mais a ter em conta. Na Amadora (periferia de Lisboa), há um projeto de Habitação a Custos Controlados (HCC) a sair do papel à velocidade da luz, graças a um sistema de construção híbrida que alia a madeira e o betão. “É um dos caminhos para conseguirmos fazer habitação mais rápido”, conta ao idealista/news Henrique Martins, Diretor de Obra da Casais Construction.

"Mercado da habitação precisava de ter uma terapia de choque"
Está a nascer às portas de Lisboa, em Sacavém, um megaprojeto imobiliário que terá cerca de 700 casas dirigidas para a classe média. Falamos do Clarissas, que sai do papel pela mão da promotora imobiliária belga Thomas & Piron (T&P), sendo este o quarto projeto que está a desenvolver em Portugal – dois foram em parceria com a também belga Promiris. “Se as coisas correrem normalmente, como têm corrido, lá para o final do ano estaremos em condições de começar a fazer a obra propriamente dita, se bem que já começámos a fazer: já estão em curso, desde julho de 2024, as obras da Praça da República”, revela David Carreira, Country Manager da T&P Portugal, em entrevista ao idealista/news, realizada no local onde será construído o empreendimento.

Governo já entregou 10.000 casas e diz que meta do PRR será cumprida
O Ministério das Infraestruturas e Habitação divulgou esta segunda-feira, dia 21 de julho, que já foram entregues 10.000 casas a famílias no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que pretende entregar este mês 1.200, garantindo que até dezembro disponibilizará 8.000.Em comunicado, o mi

Venda de casas em Portugal absorve por completo construção nova
Num retrato à construção e habitação em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) conclui que houve um “crescimento generalizado” no licenciamento e construção de casas, bem como no número de transações em 2024.

Lisboa vai construir 170 casas nos bairros Vila Dias e Padre Cruz
A Câmara de Lisboa decidiu esta quarta-feira, dia 16 de julho, investir 13,46 milhões de euros na reabilitação da Vila Dias, antigo bairro operário no Beato, e 16,11 milhões de euros na requalificação da zona de alvenarias do Bairro Padre Cruz, em Carnide.Subscritas pela vereadora da Habitação e Obr

Casas vazias em Portugal: Governo promete apresentar medidas
Um relatório conhecido recentemente – foi encomendado pelo anterior Governo socialista ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) – concluiu que há mais de 720 mil casas vazias em Portugal, a maioria com condições de habitabilidade, bem como cerca de 250 mil desabitadas, mas em boas condições. O Executivo promete avançar com medidas em breve, em setembro ou outubro, estando a analisar o documento.

Digitalização do processo construtivo gera ficha digital de edifícios
É no contexto da digitalização dos materiais construtivos que surge o projeto Next Generation MC. Liderado pela APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção) e promovido no âmbito do programa COMPETE2030-FEDER, este projeto tem como objetivo preparar os comerciantes para os desafios das mudanças no setor da construção, que incluem a digitalização nos processos logísticos e a integração de metas de sustentabilidade.

PRR: municípios da AML entregaram casas a mais de 5.000 famílias
Mais de cinco mil famílias da região de Lisboa receberam, até ao início de julho, casas no âmbito de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta segunda-feira (14 de julho de 2025) a Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Habitação a Custos Controlados: Governo revê preços para atrair promotores
O Governo alterou as variáveis usadas para determinar se a construção de um prédio para habitação encaixa no conceito de Habitação a Custos Controlados (HCC). Nesse sentido, aprovou uma portaria com medidas que visam tentar atrair mais promotores imobiliários para este tipo de projetos, a portaria n.º 265/2025/1, que foi publicada em Diário da República dia 11 de julho de 2025.

Casas novas: custos de construção aumentaram 3,7% em maio
Em maio de 2025, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 3,7%, taxa igual à observada em abril, segundo dados divulgados esta quarta-feira (9 de julho de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Tomar dá as boas-vindas a 345 casas e residência para estudantes
Às portas do centro urbano de Tomar, no distrito de Santarém, vai ser desenvolvido um empreendimento imobiliário que inclui 345 casas (“um número significativo” a custos controlados), lojas, escritórios e ainda uma residência para estudantes.

Novo megaprojeto para Pedreira do Alvito em Lisboa inclui 547 casas
Há mais de 20 anos que se tem falado em dar uma nova cara à Pedreira do Alvito, em Alcântara, Lisboa. Agora, surgiu um novo megaprojeto imobiliário que inclui quase 550 casas, 25% das quais com rendas limitadas.

Acesso à habitação bloqueia autonomia dos jovens em Portugal e Espanha
O acesso à habitação continua a ser um dos maiores bloqueios à autonomia dos jovens em Portugal e Espanha, sobretudo devido aos preços elevados das casas, aos rendimentos insuficientes e à escassez de imóveis acessíveis. Esta é uma das conclusões a retirar de estudos realizados nos dois países pela mediadora imobiliária Century 21 Portugal e Century 21 Espanha.

Antiga central da EDP no Porto vai dar lugar a casas e lojas
Os antigos terrenos da central termoelétrica da EDP junto ao rio Douro, no Porto, estão fechados e devolutos há várias décadas. Mas agora vão ganhar nova vida.

Mais casas e mais construção? Problema “não se resolve rapidamente”
Aumentar a oferta de casas no mercado, construindo novas e reabilitando as que estão devolutas ou sem uso. Aceitar que a tecnologia e sobretudo a Inteligência Artificial (IA) vieram para ficar no segmento da mediação imobiliária. Fazer pactos de longa duração a nível governamental, para que as medidas subsistam com o passar dos anos sem haver alterações legislativas. Perceber que são precisas mais casas para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação –, mas ter a noção de que não se vão construir as casas necessárias de um dia para o outro. Estas foram algumas das ideias deixadas pelos oradores que subiram ao palco do auditório da Fundação Champalimaud durante a 3ª edição da Convenção APEMIP Imocionate, que decorreu dia 1 de julho de 2025 - o idealista foi um dos patrocinadores do evento.