Utilizadores terão de sintonizar novamente o descodificador, nas definições do descodificador, para “continuar a ver televisão gratuitamente”.
Comentários: 0
Vives na grande Lisboa? Migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já arrancou
Glenn Carstens-Peters on Unsplash

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) na Área Metropolitana de Lisboa (AML) arrancou esta segunda-feira (16 de novembro de 2020), com a alteração do emissor de Palmela, e ficará concluído a 7 de dezembro, dia em que será alterado o emissor de Alenquer. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os utilizadores de TDT que vivem na AML terão apenas de sintonizar novamente o descodificador, nas definições do aparelho, para “continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”. Trata-se de um processo que visa libertar a faixa dos 700 MHz, necessária à implementação do 5G.

Na AML, “além do emissor de Palmela, mudarão de frequência os emissores da Graça, Cacém, Barcarena, Algueirão, Bezerra, Aldeia de Juso, Azóia, Cascais, Sintra, Estoril, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Torres Vedras e Alenquer”, refere a Anacom, em comunicado.

Vives na grande Lisboa? Migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já arrancou
ANACOM

A entidade recorda que o processo de migração da rede de TDT foi suspenso a 13 de março, devido à pandemia da Covid-19, quando estavam a ser alterados emissores na AML. O processo foi entretanto retomado, em agosto, tendo os emissores que servem a AML sido recalendarizados, para meados de novembro.

“A migração da TDT não abrange todas as pessoas. Para informar a população impactada nesta fase, a ANACOM divulgou informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto entregue em casa de todas as pessoas, que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança. Quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da televisão ficará sem imagem (negro), mas apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo simples”, lê-se no documento.

A ANACOM explica, nesse sentido, que “teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a televisão ou o descodificador”, pelo que “ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga”. “No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter de os substituir”, acrescenta.

Quem tiver dúvidas pode ligar para uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00.

A ANACOM refere ainda que, para divulgar este processo, que visa libertar a faixa dos 700 MHz, necessária à implementação do 5G, tem feito reuniões por todo o país com as Comunidades Intermunicipais de Municípios (CIM), de modo a dar a conhecer às câmaras municipais as medidas que adotou para apoiar a população a fazer a migração.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta