Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

ANACOM

Últimas notícias sobre "ANACOM" publicadas em idealista.pt/news

Consumo de dados em casa dispara 55% em 2020 devido à pandemia

O tráfego médio de dados fixos por acesso aumentou 55% no ano passado, estimando-se que a pandemia da Covid-19 tenha contribuído em 36,6% face à tendência histórica, revelou a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Notícia sobre:

Vives na grande Lisboa? Migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já arrancou

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) na Área Metropolitana de Lisboa (AML) arrancou esta segunda-feira (16 de novembro de 2020), com a alteração do emissor de Palmela, e ficará concluído a 7 de dezembro, dia em que será alterado o emissor de Alenquer. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os utilizadores de TDT que vivem na AML terão apenas de sintonizar novamente o descodificador, nas definições do aparelho, para “continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”. Trata-se de um processo que visa libertar a faixa dos 700 MHz, necessária à implementação do 5G.

Notícia sobre:

Chamadas por telefone fixo têm os dias contados? Caíram 15% num ano

O volume de tráfego em minutos originado na rede telefónica fixa caiu 15% em 2019 face a 2018, o equivalente a 722 milhões de minutos. Trata-se da maior redução registada desde 2015, revelou esta terça-feira (3 de março de 2020) a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em comunicado.

Notícia sobre:

Tudo o que é preciso saber antes de se cancelar um contrato de telecomunicações

A concorrência é feroz e são muitos os portugueses que decidem mudar de operador de telecomunicações. Mas será assim tão fácil fazê-lo? Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), antes de se cancelar um contrato é importante saber alguns pontos. Para tal, o regulador do setor aconselha os consumidores a informarem-se junto dos respetivos operadores. 

Notícia sobre:

Empresas de comunicações têm de incluir nas faturas data e custo do fim da fidelização

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aprovou a decisão final que obriga as empresas de comunicações elétricas a incluir a data e os encargos com o fim da fidelização do contrato nas faturas. 

Notícia sobre:

Reclamações contra teleoperadoras e serviço postal disparam: Anacom recebeu 100.000 queixas

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recebeu 101.100 reclamações em 2017, mais 16,6% do que no ano anterior, tanto no setor das telecomunicações como no serviço postal. No que diz respeito às telecomunicações, as principais operadoras – Meo, NOS e Vodafone – “foram responsáveis por 94% do total de reclamações”. 

Notícia sobre:

Anacom está no mercado à procura de um imóvel

A Anacom quer mudar de “casa” e está à procura de um novo espaço na área de Lisboa. Já colocou inclusive um anúncio para receber propostas, sendo que um dos objetivos da mudança é a redução de custos, já que atualmente a empresa tem dois edifícios arrendados, o que significa um encargo anual de cerca de 1,2 milhões de euros.

Notícia sobre:

Custo do envio de cartas subiu 50% desde 2013, denuncia a DECO

Os preços para o envio de cartas e encomendas até 100 gramas pelos CTT aumentam a partir de hoje, passando a custar em média mais 2,4%, continuando os envios mais pesados a ter os mesmos custos. A Deco denuncia que o preço do envio de correio normal nacional até 20 gramas já subiu mais de 50% nos últimos quatro anos, criticando o regulador ANACOM por não fornecer dados para analisar os aumentos. Em março de 2013, o selo do correio normal nacional até 20 gramas custava 0,32 euros e a partir de hoje custa 0,47 euros.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Como ultrapassar os problemas na mudança de tarifários de telecomunicações?

As dificuldades em mudar de tarifários de serviços de telecomunicações são o 37º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista/news.

Notícia sobre:

Rumores

Notícia sobre: