Santander

Anacom vai mudar-se para o edifício Ramalho Ortigão 51 em 2023

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai ter uma nova morada. A sede do regulador das comunicações vai mudar-se para o edifício Ramalho Ortigão 51, localizado na Praça de Espanha, em Lisboa, também conhecido por ter albergado a antiga sede do ex-banco Popular. A mudança para as novas instalações, onde vai ocupar quatro pisos, deverá acontecer em 2023.
Downloads por telemóvel em Portugal

Downloads por telemóvel: onde são mais rápidos em Portugal?

São muitos os portugueses que usam smartphones para aceder à internet e fazer download, mas a velocidade com que o fazem ou conseguem fazer varia consoante a zona do país onde se encontram. Em 2021, segundo dados da Anacom, a Região Autónoma dos Açores foi a que registou os downloads mais rápidos através da rede móvel. Já o Algarve encontra-se na cauda da tabela. 
Tarifa social de internet

Tarifa social de internet custará 5 euros (mais IVA) – abrangerá 800 mil pessoas

A tarifa social de serviços de acesso à internet em banda larga irá custar 5 euros por mês (6,15 euros com IVA) e ter uma velocidade mínima de 30 megabytes (Mbps) e um tráfego mensal de 30 gigabytes (GB). Esta é, pelo menos, a proposta entregue pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) ao Governo. Proposta essa que esteve já em consulta pública.
Vives na grande Lisboa? Migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já arrancou

Vives na grande Lisboa? Migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) já arrancou

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) na Área Metropolitana de Lisboa (AML) arrancou esta segunda-feira (16 de novembro de 2020), com a alteração do emissor de Palmela, e ficará concluído a 7 de dezembro, dia em que será alterado o emissor de Alenquer. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os utilizadores de TDT que vivem na AML terão apenas de sintonizar novamente o descodificador, nas definições do aparelho, para “continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”. Trata-se de um processo que visa libertar a faixa dos 700 MHz, necessária à implementação do 5G.
Chamadas por telefone fixo têm os dias contados? Caíram 15% num ano

Chamadas por telefone fixo têm os dias contados? Caíram 15% num ano

O volume de tráfego em minutos originado na rede telefónica fixa caiu 15% em 2019 face a 2018, o equivalente a 722 milhões de minutos. Trata-se da maior redução registada desde 2015, revelou esta terça-feira (3 de março de 2020) a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em comunicado.
Tudo o que é preciso saber antes de se cancelar um contrato de telecomunicações

Tudo o que é preciso saber antes de se cancelar um contrato de telecomunicações

A concorrência é feroz e são muitos os portugueses que decidem mudar de operador de telecomunicações. Mas será assim tão fácil fazê-lo? Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), antes de se cancelar um contrato é importante saber alguns pontos. Para tal, o regulador do setor aconselha os consumidores a informarem-se junto dos respetivos operadores. 

Anacom está no mercado à procura de um imóvel

A Anacom quer mudar de “casa” e está à procura de um novo espaço na área de Lisboa. Já colocou inclusive um anúncio para receber propostas, sendo que um dos objetivos da mudança é a redução de custos, já que atualmente a empresa tem dois edifícios arrendados, o que significa um encargo anual de cerca de 1,2 milhões de euros.