
Apesar dos grandes desafios na habitação, provocados pelas condições de vida precárias e falta de acesso a serviços de saneamento básico, nasceu na Birmânia um projeto de habitação ousado, focado na construção de casas de bambu.
Para além das suas peculiaridades arquitetónicas, estas casas de bambu distinguem-se pelo seu preço bastante acessível. Mas como se caracterizam? Poderá o projeto chegar a Portugal? Neste artigo exploramos mais sobre esta iniciativa e quais as vantagens destas habitações, que prometem mudar o mundo.
Housing Now: o acesso a habitação para todos
Graças ao trabalho do arquiteto português António Duarte, juntamente com o francês Raphaël Ascoli e com o birmanês especializado em construção de bambu Kyaw Zin Latt, nasceu a Housing Now. Os três conseguiram fazer frente às adversidades vividas pela população na Birmânia e provaram como uma ideia diferente poderia ser colocada em prática.

Com casas de bambu, conseguiram contrariar a tendência do país, onde a falta de acesso a serviços básicos como água, saneamento e eletricidade e uma política de habitação frágil são evidentes. Após um crowdfunding e algumas viagens pelo país, a Housing Now encontrou apoio em organizações não governamentais (ONGs) como a Medical Action Myanmar, a Sonne International e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Conseguiram assim oferecer uma solução habitacional de qualidade, acessível para um público amplo. Para além da construção de três casas pré-fabricadas e modulares, edificaram uma creche e um orfanato para 30 crianças com 80 metros quadrados.
Como é que a Housing Now constrói casas de bambu?

O objetivo é percorrer a Birmânia e perceber quais as áreas onde é possível construir uma casa de bambu, mesmo que sejam inicialmente de difícil acesso. Depois disso:
- A Housing Now começa a trabalhar na estrutura das casas pré-fabricadas, com pedaços de bambu entrelaçados. Preocupa-se ainda em utilizar alguns materiais reciclados, que oferecem segurança e conforto durante muito tempo;
- O projeto parte para o terreno, onde vivem as famílias;
- A Housing Now deixa cada família escolher os materiais para a casa. Além do bambu costuma ser utilizada a chapa metálica para a edificação do telhado. Obviamente, existe tratamento do bambu para que a sua robustez seja extensa e dure entre 6 a 8 anos.
De forma bastante rápida, a Housing Now construiu as suas três casas, pelo preço de 1.100 dólares, mais ou menos o preço de um iPhone, valor realmente surpreendente para os dias de hoje.
Vantagens das casas pré-fabricadas em bambu
O bambu é um material pouco utilizado na construção na Birmânia, embora disponível em grandes quantidades. Neste projeto, a Housing Now não desenvolve casas totalmente pré-fabricadas e transportáveis, porque algumas divisões precisam de ser trabalhadas no local, em conjunto com as comunidades.

Mesmo assim, as casas pré-fabricadas de bambu oferecem uma série de vantagens, que vale a pena reforçar:
- Sustentabilidade: o bambu oferece baixo impacto ambiental, uma vez que cresce rapidamente. Além disso, as construções são feitas no local, porque o tempo de construção é menor que as casas ditas tradicionais;
- Resistência e segurança: como material bastante resistente, o bambu consegue suportar ventos fortes e condições atmosféricas menos favoráveis. Garante igualmente um bom isolamento térmico e acústico, precioso para preservar a temperatura amena no interior da casa agradável;
- Preço mais baixo: as casas pré-fabricadas de bambu da Birmânia são realmente mais baratas e também não requerem muita manutenção, permitindo poupar mais dinheiro;
- Facilidade da construção: com as casas pré-fabricas de bambu já não é preciso perder muito tempo com a construção ou até com a instalação, que acaba por ser mais simples, como acontece precisamente com as construções da Housing Now. O tempo de construção é também ele um recorde - geralmente de quatro dias;
Construir casas para a população: depois da Birmânia, Madagáscar
Depois da Birmânia, a Housing Now está empenhada em fazer chegar o projeto de casas de bambu a outros países. Filipinas, Sri Lanka e Burkina Faso estão em cima da mesa, mas o próximo país será Madagáscar.
O processo não será tão demorado quanto na Birmânia. A equipa precisará apenas de ver onde existe bambu e começar a construir habitações realmente acessíveis. O objetivo do projeto é ser o ponto de partida para todo o setor imobiliário.
Quanto tempo demora a construir uma casa de bambu?
O projeto de Housing Now aparenta ser apenas a ponta do icebergue no que diz respeito às construções feitas em bambu.
As casas podem ser construídas em apenas quatro dias e com o apoio total dos elementos naturais à disposição. O objetivo é deixar a habitação capaz de responder às necessidades básicas das famílias, ao mesmo tempo, que preserva a conexão com a natureza.
Portanto, poderão as casas de bambu chegar a Portugal? Até ao momento ainda não estão previstas ações deste género no nosso país por parte da Housing Now, embora o objetivo seja crescer e garantir novos projetos, novos apoios e novos contactos que possam realmente expandir a rede e assegurar uma ação imediata a um setor em rápida transformação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta