Requalificação do edifício “representa um caso exemplar de aproveitamento dos bens públicos", defende a autarquia.
Comentários: 0
prisões
Foto de Grant Durr no Unsplash
Lusa
Lusa

O edifício do antigo estabelecimento prisional de São Pedro do Sul foi transformado num centro cultural, no âmbito de um investimento superior a 1,5 milhões de euros.  Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vitor Figueiredo, lembrou que o edifício, que “outrora aprisionava vidas”, passou a ser um espaço “que hoje as liberta através da cultura e do conhecimento”. 

Segundo o autarca, a requalificação do edifício situado no centro da cidade “representa um caso exemplar de aproveitamento dos bens públicos em benefício de toda a população, com vista à criação de novos espaços e valências que propiciem a convivência social”, concretamente no que diz respeito à leitura, à ação social e à cultura. 

“Sempre foi um objetivo devolver este edifício à população como um espaço aberto, de cultura. A sua requalificação é muito mais do que uma obra física, é um sinal do nosso compromisso com o desenvolvimento do concelho e com a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, frisou, lembrando que o edifício esteve para ser demolido. 

Vitor Figueiredo explicou que no novo centro cultural existe “uma Biblioteca Municipal renovada, pensada para adultos, mas também para os mais pequenos”, um auditório no qual “a cultura se apresentará de forma viva e participada” e também “espaços que incentivam o trabalho em grupo, a criatividade e a inovação”. 

No edifício requalificado, as crianças terão à sua disposição um espaço dedicado às atividades e passarão a funcionar os serviços municipais de educação, cultura e ação social. 

“Além de melhorar a paisagem urbana neste local central da cidade, criámos um espaço aberto à comunidade, para todas as idades, onde podem partilhar a cultura e o conhecimento”, frisou o autarca. 

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Isabel Damasceno, considerou que em São Pedro do Sul há uma estratégia do executivo camarário que tem levado à concretização de obras “umas atrás das outras”. Na sua opinião, à “história riquíssima” e à “riqueza natural”, o executivo tem juntado “uma estratégia de desenvolvimento” com o objetivo de modernizar este concelho do distrito de Viseu. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta