Obras nos tribunais

Tribunais, prisões e edifícios da PJ vão ser renovados com 200 milhões

O edificado da Justiça vai ter uma cara nova dentro de cinco anos. Isto porque o Governo vai investir neste período mais de 200 milhões de euros na renovação, ampliação e construção de várias instalações dos tribunais, dos estabelecimentos prisionais, dos edifícios da Polícia Judiciária (PJ) e até do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Esta vai ser “uma verdadeira reforma estrutural” do edificado da Justiça, defendeu a ministra Catarina Sarmento e Castro.

Antiga prisão de Santarém transformada em residência de estudantes

O antigo estabelecimento prisional de Santarém, que está desativado desde 2006 e foi dado como abandonado em 2009, tendo sido adquirido pela ESTAMO – Participações Imobiliárias, SA., vai ser transformado numa residência de estudantes. “Estima-se que tenha sido construído na segunda metade do século XIX, com uma área aproximadamente de 7.000 metros quadrados (m2), e vai permitir albergar cerca de 200 utilizadores”, revela em comunicado a TUU – Building Design Management, responsável pelo projeto de arquitetura na reabilitação e reconversão do imóvel. 
Casa para ex-reclusos em Braga

E depois da prisão? Vai haver uma casa para ex-reclusos em Braga

Deverá ser criada em Braga uma casa destinada a receber pessoas que saem da cadeia, mas que não têm habitação nem familiares ou amigos que as acolham. Um lar para ex-reclusos, ou seja, para pessoas que já cumpriram a sua pena ou que se encontram em liberdade condicional. Falamos de uma “casa de saída” que será gerida pela RESHAPE, uma organização empenhada na reinserção de quem está ou esteve na prisão, com o apoio da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Investigação jornalística leva ex-diretor do FMI Rodrigo Rato à prisão

Investigação jornalística leva ex-diretor do FMI Rodrigo Rato à prisão

Rodrigo Rato, um dos homens mais influentes do país vizinho (que chegou a ser diretor geral do FMI), foi condenado, esta quinta-feira em Madrid, a quatro anos e meio de prisão por se ter apropriado de património de dois bancos dos quais foi presidente. Aos 67 anos, o antigo ministro de Aznar, foi acusado pela Audiência Nacional - tribunal nacional espanhol que julga casos de corrupção e crimes financeiros - pelo crime de peculato, quando era presidente da Caja Madrid e do Bankia, numa altura em que as duas entidades estavam em dificuldades.
Reino Unido: senhorios que arrendem casas a imigrantes ilegais podem ser presos

Reino Unido: senhorios que arrendem casas a imigrantes ilegais podem ser presos

A nova lei da imigração britânica, que será debatida no parlamento, prevê penas de prisão até cinco anos para os senhorios que arrendem casas a imigrantes ilegais. No caso das casas já arrendadas, os proprietários têm de despejar imigrantes que não tenham autorização de residência, ou que a mesma tenha expirado, sem precisarem de ordem judicial.
Da falência para a fortuna através do Facebook

Da falência para a fortuna através do Facebook

Chama-se Jason Fyk, tem 40 anos, e é o fundador da WTK Magazine e do site FunnierPics.net. Há três anos estava falido e na prisão. Usou a rede social Facebook para criar um negócio que rende cerca de 275 mil dólares por mês.
Radiografia do dia: Países da OCDE com mais presos por habitante

Radiografia do dia: Países da OCDE com mais presos por habitante

Este gráfico indica quais são os países membros da OCDE com mais pessoas presas. A liderar a lista encontra-se, de forma destaca, os EUA, com 710 presos por cada 100.000 pessoas. Seguem-se Chile (266) e Estónia (238). Portugal encontra-se sensivelmente a meio da tabela: há 136 pessoas presas no país por cada 100.000 habitantes.
rumores

rumores

passos coelho admite pagamento de “propinas” na educação: o primeiro-ministro referiu ontem, em entrevista à tvi, que para equilibrar a balança entre o que os portugueses pagam de impostos e o que o estado dá será necessário fazer cortes permanentes na despesa que podem passar por criar “propinas” n
rumores

rumores

vale e azevedo deve regressar hoje a portugal: joão vale e azevedo deve ser extraditado hoje de inglaterra para portugal para cumprir a pena de cinco anos e meio a que foi condenado.
comércio de retalho e restauração na mira do fisco

mentir na declaração de irs vai dar prisão

mentir sobre a identidade ou a situação fiscal passa a dar direito a prisão. segundo as alterações aos códigos penal e do processo penal que o ministério da justiça já enviou para discussão pública, quem prestar falsas declarações às finanças ou a agentes da autoridade arrisca uma pena até um ano.