Comentários: 0

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira vai construir, em parceria com o atelier de Carlos Castanheira, uma academia de artes na China, em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, uma das mais prósperas do país. O museu deverá estar concluído em 2016 e terá uma área semelhante ao de Serralves, no Porto, ou seja, 15.000 metros quadrados (m2). 

“O projeto está concluído e as obras já começaram”, disse Siza Vieira à Lusa. Esta será a segunda obra do conceituado arquiteto português – venceu o Prémio Pritzker em 1992 – na China, depois do edifício de escritórios de uma fábrica de produtos químicos de HuaiAn, na província de Jiangsu, que será inaugurada este sábado (dia 30).

A academia de artes em causa é uma encomenda da China Art Academy de Hangzhou, cuja escola de arquitetura é dirigida por Wang Shu, o único arquiteto chinês galardoado com o Prémio Pritzker Prize, em 2012. O museu desenhado por Siza Vieira irá acolher, por exemplo, “uma grande coleção” de peças da famosa escola alemã de arte Bauhaus, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta