arquitetura

Pritzker Alejandro Aravena em Portugal para debater arquitetura

Portugal vai receber o vencedor do prestigiado Prémio Pritzker de Arquitetura, Alejandro Aravena, para um ciclo de conferências organizado pelo Espaço de Arquitetura nos dias 7 e 8 de maio, às 21h00, no Porto e em Lisboa. "How to go from paper to reality?” será o mote do debate.

O arquiteto da "comunidade": japonês Riken Yamamoto vence Pritzker 2024

O arquiteto japonês Riken Yamamoto, de 78 anos, é o vencedor do prémio Pritzker 2024, o mais importante galardão mundial da arquitetura. Yamamoto procurou, ao longo de vários anos e muitos projetos, estabelecer relações entre os domínios público e privado, inspirando sociedades harmoniosas apesar da diversidade de identidades, economias, políticas, infraestruturas e sistemas habitacionais.

Morreu o arquiteto japonês Arata Isozaki, vencedor de um Pritzker

O famoso arquiteto japonês Arata Isozaki, autor de obras como o Palau Sant Jordi em Barcelona, ​​a Casa del Hombre (Domus), na Corunha, ou o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, (EUA), Prémio Pritzker de Arquitetura em 2019, morreu aos 91 anos. Projetou dezenas de edifícios de destaque, como a Torre Allianz, em Milão, o Museu Nacional da Civilização Egípcia, no Cairo, o Centro Nacional de Convenções do Qatar ou a Sala de Concertos de Kyoto.

Pritzker 2022: Francis Kéré é o 1º arquiteto africano a vencer prémio

O arquiteto do Burkina Faso Francis Kéré é o vencedor do prémio Pritzker 2022, tornando-se no primeiro profissional africano a conquistar o mais importante galardão da arquitetura mundial. “Francis Kéré está a ser um pioneiro da arquitetura – sustentável para a terra e para os seus habitantes – em terrenos de extrema escassez. […] Através de edifícios que mostram a beleza, a modéstia, o arrojo e a invenção, e pela integridade da sua arquitetura e gesto, Kéré sustenta, com graciosidade, a missão deste prémio”, lê-se na nota do júri, divulgada em comunicado.
Arquiteto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

Arquiteto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

O arquiteto indiano Balkrishna Doshi, autor de mais de uma centena de projetos em 70 anos de carreira, foi distinguido com o Prémio Pritzker 2018. Doshi foi escolhido por saber "interpretar a arquitetura e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental, melhorando a qualidade de vida na Índia".
Convento das Bernardas à caça de investidores. E tem 62 apartamentos disponíveis

Convento das Bernardas à caça de investidores. E tem 62 apartamentos disponíveis

O empreendimento habitacional Convento das Bernardas, que reabilitou o antigo Mosteiro da Ordem de Cister em Tavira, quer captar investidores para a aquisição de todos os imóveis disponíveis. São 62 apartamentos – nas tipologias T1 a T3 e com áreas que variam entre os 58 m2 e os 117 m2 – e uma fração de uso comercial, que correspondem a 83% da oferta deste projeto. Os restantes 13 apartamentos já têm proprietário.
Arquitetura: Pritzker 2016 revelados dia 13 de janeiro

Arquitetura: Pritzker 2016 revelados dia 13 de janeiro

O principal prémio de arquitetura do mundo, com o qual já foram galardoados os portugueses Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, volta a ser entregue no próximo dia 13 de janeiro. O Pritzker de 2016, considerado o nobel da arquitetura e atribuído anualmente pela Fundação Hyatt, será anunciado em Chicago, nos EUA, às 15h00 (hora de Lisboa).
Arquitetura: Souto Moura vai desenhar auditório para Misericórdia de Lisboa

Arquitetura: Souto Moura vai desenhar auditório para Misericórdia de Lisboa

O arquiteto Eduardo Souto Moura, vencedor do Prémio Pritzker de 2011, foi convidado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para realizar a concepção de um projeto que transforme o antigo edifício da lavandaria num auditório. O edifício, onde trabalham 900 pessoas nos serviços centrais da SCML situa-se no complexo de São Roque, em Lisboa.

Siza Vieira desenha museu para academia de artes na China

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira vai construir, em parceria com o atelier de Carlos Castanheira, uma academia de artes na China, em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, uma das mais prósperas do país. O museu deverá estar concluído em 2016 e terá uma área semelhante ao de Serralves, no Porto, ou seja, 15.000 metros quadrados (m2).
Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014

Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014

O arquiteto japonês Shigeru Ban venceu o Prémio Pritzker 2014, considerado o Nobel da arquitetura, pelos projetos “elegantes e inovadores para clientes privados” e também por “usar o mesmo desenho inventivo e habilidoso nos seus amplos esforços humanitários”.
souto de moura preside a entrega de prémios do ihru

souto de moura preside a entrega de prémios do ihru

o conceituado arquitecto eduardo souto de moura, vencedor do prémio pritzker há dois anos, vai presidir ao 25º prémio do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru), que este ano só distinguirá trabalhos na área da reabilitação urbana.