Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Prémio Pritzker

Últimas notícias sobre "Prémio Pritzker" publicadas em idealista.pt/news

Getty/MITSUMASA/HISAO SUZUKI/idealista

Arata Isozaki vence Pritzker 2019: assim são as suas obras (e as casas que estão à venda no idealista)

O japonês Arata Isozaki venceu o Prémio Pritzker 2019, o mais importante galardão da arquitetura mundial. Tem 87 anos e foi uma das figuras-chave da arquitetura na última metade do século XX, tendo agora visto o seu trabalho ser recompensado.

Notícia sobre:
Sangath, o estúdio de arquitetura de Doshi

Descobre algumas das obras mais impressionantes do vencedor do Pritzker 2018

Arquiteto, urbanista e professor. Balkrishna Doshi, com mais de 70 anos de carreira, foi galardoado com o prémio Pritzker 2018. O júri reconheceu a sua "excecional arquitetura" e "compromisso e dedicação ao país de origem e comunidades". Influenciado pelos mestres da arquitetura do século XX, como Le Corbusier e Louis Khan, Doshi interpretou a arquitetura, tranformando-a em obras que respeitam a cultura oriental e que foram colocadas ao serviço da humanidade. Eis algumas das suas obras mais singulares.
Notícia sobre:

Arquiteto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

O arquiteto indiano Balkrishna Doshi, autor de mais de uma centena de projetos em 70 anos de carreira, foi distinguido com o Prémio Pritzker 2018. Doshi foi escolhido por saber "interpretar a arquitetura e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental, melhorando a qualidade de vida na Índia".

Notícia sobre:

Convento das Bernardas à caça de investidores. E tem 62 apartamentos disponíveis

O empreendimento habitacional Convento das Bernardas, que reabilitou o antigo Mosteiro da Ordem de Cister em Tavira, quer captar investidores para a aquisição de todos os imóveis disponíveis. São 62 apartamentos – nas tipologias T1 a T3 e com áreas que variam entre os 58 m2 e os 117 m2 – e uma fração de uso comercial, que correspondem a 83% da oferta deste projeto. Os restantes 13 apartamentos já têm proprietário.

Notícia sobre:

Zaha Hadid: o legado da arquiteta mais famosa do mundo

"A arquitetura é uma industria muito dura, dominada por homens, não apenas nos estúdios, como também entre promotores imobiliários e construtores". Zaha Hadid fez esta afirmação numa entrevista ao diário britânico "The Guardian" em 2013... e sabia perfeitamente do que falava. Como bem assegurava a primeira mulher que ganhou o prestigiante prémio Pritzker, "a combinação de ser mulher imigrante, árabe, auto-suficiente e que fazia coisas raras que não me facilitaram nada as coisas".
Notícia sobre:

Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa nasce em Matosinhos “pela mão” de Souto Moura

O Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa vai ser projetado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e ficará instalado numa antiga fábrica de Matosinhos. Em causa está um investimento superior a 2,5 milhões de euros, que incluiu a reabilitação do imóvel.

Notícia sobre:

O edifício “grávido”

O interesse dos japoneses pela arquitetura criativa é bem conhecido. E não é por acaso que o Japão é, juntamente com os EUA, o país com mais vencedores de prémios Pritzker. Nesse sentido não podemos ficar admirados ao saber que existe em Tóquio um edifício “grávido”. O imóvel tem 87 m2 divididos em dois andares. O que mais chama a atenção neste edifício é a “barriga” que existe na sua fachada.
Notícia sobre:

Arquitetura: Pritzker 2016 revelados dia 13 de janeiro

O principal prémio de arquitetura do mundo, com o qual já foram galardoados os portugueses Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, volta a ser entregue no próximo dia 13 de janeiro. O Pritzker de 2016, considerado o nobel da arquitetura e atribuído anualmente pela Fundação Hyatt, será anunciado em Chicago, nos EUA, às 15h00 (hora de Lisboa).

Notícia sobre:

Arquitetura: Souto Moura vai desenhar auditório para Misericórdia de Lisboa

O arquiteto Eduardo Souto Moura, vencedor do Prémio Pritzker de 2011, foi convidado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para realizar a concepção de um projeto que transforme o antigo edifício da lavandaria num auditório. O edifício, onde trabalham 900 pessoas nos serviços centrais da SCML situa-se no complexo de São Roque, em Lisboa.

Notícia sobre:

Siza Vieira desenha museu para academia de artes na China

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira vai construir, em parceria com o atelier de Carlos Castanheira, uma academia de artes na China, em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, uma das mais prósperas do país. O museu deverá estar concluído em 2016 e terá uma área semelhante ao de Serralves, no Porto, ou seja, 15.000 metros quadrados (m2).

Notícia sobre: