Comentários: 0

O foco do surto de legionella que tem alarmado o país pode estar relacionado com as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, declarou o ministro do Ambiente.

O governante, que falava ontem em Leiria e citado pelo Expresso, adiantou que  "foi decidido desencadear uma ação inspetiva extraordinária relativamente à empresa Adubos de Portugal".

Esta ação inspetiva pretende averiguar um "eventual crime ambiental por libertação de microrganismos no meio ambiente", afirmou o governante, em Leiria. Mas o ministro do Ambiente sublinha, contudo, não ser de "descartar definitivamente outras hipóteses".

A presença de legionella foi encontrada ainda em duas outras grandes unidades fabris do concelho de Vila Franca de Xira, mas sem que fossem associadas, até agora, ao foco da doença.

A Solvay já tinha admitido a presença da bactéria em duas das torres de refrigeração da fábrica na Póvoa de Santa Iria, que foram imediatamente encerradas, por determinação dos ministérios da Saúde e do Ambiente. "Mas resultados positivos não significam que o foco da doença tenha partido daqui", argumentou o diretor de comunicação e relações institucionais da empresa, Mário Branco.

Já a Central de Cervejas continuava esta terça-feira de manhã a recusar qualquer comentário sobre o resultado das análises efetuadas à fábrica de Vialonga, que também parou o funcionamento de vários sistemas de refrigeração. "Não comentamos o resultado das análises efetuadas, pois só às autoridades competentes o compete fazer, uma vez que este é um processo altamente crítico e estão pessoas em causa", afirmou ao Expresso o responsável pelas relações públicas, Nuno Pinto Magalhães.

O surto de legionella foi detetado na sexta-feira passada no concelho de Vila Franca de Xira. Cinco pessoas morreram e há mais de 230 casos identificados.

A Organização Mundial de Saúde já declarou que o atual surto é "uma grande emergência de saúde pública".

Estudos epidemiológicos revelam que a doença dos legionários só atinge 10% das pessoas expostas. Com o surto no concelho de Vila de Franca Xira a ultrapassar os 200 casos, os médicos estimam que 2.500 pessoas tiveram contacto com a bactéria legionella .

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta