Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal

Últimas notícias sobre "Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Estrangeiros continuam interessados em comprar casa no litoral de Portugal, Espanha e Itália

O sul da Europa continua atraente para os investidores estrangeiros, apesar do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado imobiliário. Analisámos a oferta e a procura de habitação nas zonas costeiras de Portugal, Espanha e Itália, com as estatísticas do idealista/data do terceiro trimestre de 2020, onde o bom clima e a praia continuam a atrair estrangeiros para comprar uma casa. Entre junho e setembro, EUA, Reino Unido e Alemanha, destacaram-se como países mais ativos na procura de propriedades localizadas junto à costa.

Notícia sobre:

Pandemia afeta todos os países, mas nem todos a combatem com o mesmo ‘budget’

A pandemia da Covid-19 chegou e deixou marcas um pouco por todo o mundo, obrigando os países a reverem os respetivos orçamentos de forma a evitar uma crise económica de dimensões ainda mais graves. Mas a verdade é que os esforços financeiros que cada uma das nações está a fazer são muito diferentes. Portugal, por exemplo, está entre os países europeus que menos gastam de imediato no combate à crise, pelo que pode vir a ser um dos que mais lentamente regressa aos níveis de atividade económica verificados na pré-pandemia.

Notícia sobre:

Estado de calamidade: o que muda a partir de hoje

Portugal entrou de novo em estado de calamidade, o mais grave antes do estado de emergência. O anúncio foi feito por António Costa esta quarta-feira (15 de outubro de 2020), no final do Conselho de Ministros, com o primeiro-minstro a reconhecer que a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal é “grave”. Foram oito as medidas/regras anunciadas pelo chefe de Governo, sendo que duas das recomendações sugeridas, o uso de máscara na via pública (nos momentos em que há mais pessoas) e a utilização da aplicação Stayaway Covid (em determinadas situações/contextos), podem vir a assumir carácter obrigatório.

Notícia sobre:

Um em cada 10 portugueses trabalha sempre sob pressão do tempo – mais que na média da UE

Portugal é o oitavo país da União Europeia (UE) onde há mais trabalhadores a admitir que exercem as suas funções sempre com pressão do tempo. Segundo dados divulgados do Eurostat, em 2019, 11,8% das pessoas empregadas no país trabalham neste “registo”, ou seja, sempre sob pressão do tempo. Trata-se de um valor superior ao verificado na média da UE (10,5%).

Notícia sobre:

Desconfinamento em Portugal a três velocidades: o que muda a partir de 1 de julho

O desconfinamento em Portugal vai continuar, mas agora a três velocidades. O Governo pôs em marcha o novo plano para o controlo da pandemia da Covid-19, que prevê medidas diferentes para o país, entre os dias 1 e 14 de julho de 2020, face ao crescente número de casos de infeção na Grande Lisboa. A generalidade do território nacional continental fica em estado de alerta, à exceção da Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde se aplica a situação de contingência, e de 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Odivelas, Loures, Sintra e Lisboa, consideradas mais problemáticas e que se mantêm em situação de calamidade.

Notícia sobre:

Portugal continua a ser o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro país com melhor pontuação no Global Peace Index, ranking que mede quais são os países mais pacíficos do mundo e que é elaborado pelo Institute for Economics & Peace (IEP) – tem os mesmos 1.247 pontos que na edição de 2019. Nova Zelândia lidera a lista, sendo seguida por Islândia.

Notícia sobre:

Filhos de imigrantes que vivam em Portugal há um ano poderão ser portugueses

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há um ano poderão vir a ser portugueses, caso seja aprovada uma alteração à lei da nacionalidade, que está em discussão no Parlamento. A garantia foi dada pela deputada do PS e coordenadora do grupo de trabalho Constança, Urbano de Sousa.

Notícia sobre:

Os efeitos mortais do coronavírus no mundo

O impacto do novo coronavírus está a fazer-se sentir um pouco por todo o mundo, sendo Itália o país europeu mais afetado, onde a taxa de mortalidade na sequência de pessoas infetadas com o Covid-19 supera os 6%. Em Portugal ainda não há registo de mortes, apesar dos efeitos da epidemia estarem cada vez mais a sentir-se. 

Notícia sobre:

Portugal mantém economia desequilibrada e está prestes a ser ultrapassado pelo Leste

O dia de ontem, 26 de fevereiro de 2019, ficou marcado por uma série de avisos a Portugal por parte de Bruxelas. Além de apontar o problema da falta de habitação acessível, a Comissão Europeia (CE) veio dizer que a economia portuguesa continua desequilibrada e que fez "progressos limitados" em 2019. Por outro lado, os técnicos deram a conhecer que os 10 países que entraram na União Europeia em 2004 cresceram de tal forma nos últimos 15 anos que estão prestes a ultrapassar Portugal no PIB per capita.

Notícia sobre: