Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal

Últimas notícias sobre "Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Desconfinamento em Portugal a três velocidades: o que muda a partir de 1 de julho

O desconfinamento em Portugal vai continuar, mas agora a três velocidades. O Governo pôs em marcha o novo plano para o controlo da pandemia da Covid-19, que prevê medidas diferentes para o país, entre os dias 1 e 14 de julho de 2020, face ao crescente número de casos de infeção na Grande Lisboa. A generalidade do território nacional continental fica em estado de alerta, à exceção da Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde se aplica a situação de contingência, e de 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Odivelas, Loures, Sintra e Lisboa, consideradas mais problemáticas e que se mantêm em situação de calamidade.

Notícia sobre:

Portugal continua a ser o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro país com melhor pontuação no Global Peace Index, ranking que mede quais são os países mais pacíficos do mundo e que é elaborado pelo Institute for Economics & Peace (IEP) – tem os mesmos 1.247 pontos que na edição de 2019. Nova Zelândia lidera a lista, sendo seguida por Islândia.

Notícia sobre:

Filhos de imigrantes que vivam em Portugal há um ano poderão ser portugueses

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há um ano poderão vir a ser portugueses, caso seja aprovada uma alteração à lei da nacionalidade, que está em discussão no Parlamento. A garantia foi dada pela deputada do PS e coordenadora do grupo de trabalho Constança, Urbano de Sousa.

Notícia sobre:

Os efeitos mortais do coronavírus no mundo

O impacto do novo coronavírus está a fazer-se sentir um pouco por todo o mundo, sendo Itália o país europeu mais afetado, onde a taxa de mortalidade na sequência de pessoas infetadas com o Covid-19 supera os 6%. Em Portugal ainda não há registo de mortes, apesar dos efeitos da epidemia estarem cada vez mais a sentir-se. 

Notícia sobre:

Portugal mantém economia desequilibrada e está prestes a ser ultrapassado pelo Leste

O dia de ontem, 26 de fevereiro de 2019, ficou marcado por uma série de avisos a Portugal por parte de Bruxelas. Além de apontar o problema da falta de habitação acessível, a Comissão Europeia (CE) veio dizer que a economia portuguesa continua desequilibrada e que fez "progressos limitados" em 2019. Por outro lado, os técnicos deram a conhecer que os 10 países que entraram na União Europeia em 2004 cresceram de tal forma nos últimos 15 anos que estão prestes a ultrapassar Portugal no PIB per capita.

Notícia sobre:

Portugal e Espanha deveriam “ter um Iberolux”, diz Rui Moreira

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), vê com bons olhos a possibilidade de Portugal e Espanha adotarem um modelo similar ao Benelux, integrado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Segundo o autarca, a estratégia ibérica coordenada a nível internacional já tem nome: Iberolux.

Notícia sobre:

Portugal já é um “país totalmente democrático”, diz a The Economist

Portugal, que vive em liberdade desde 1974, passou finalmente agora da categoria “democracia com falhas” para um “país totalmente democrático”, segundo o Índice de Democracia elaborado anualmente pela revista The Economist. O país conseguiu uma pontuação global de 8.03 (em 10), situando-se na posição 22 na classificação geral e 15 na classificação regional.

Notícia sobre:

Europa de coligações? Portugal é exceção, com Costa a liderar um Governo de um só partido

Sabias que a grande maioria dos países europeus (quase 80%) são governados por coligações? Um cenário onde Portugal não se encaixa, sendo por isso uma exceção: é um dos sete países que tem um Executivo de um só partido (PS) e um dos quatro que é governado por um único partido sem maioria no Parlamento.

Notícia sobre:

Laranjas há muitas: Portugal é o quarto maior produtor da UE

Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia (UE), tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares. Só Espanha, Itália e Grécia, por esta ordem, produzem mais laranjas.

Notícia sobre:

Consumo em Portugal abranda no 3º trimestre mas ainda está acima da média europeia

Depois de no segundo trimestre do ano o mercado de Bens de Grande Consumo ter crescido (tanto em volume como em valor) 6% em Portugal em termos homólogos, o terceiro trimestre apresenta valores mais “modestos”, com o consumo a aumentar apenas 4,2% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se, no entanto, de um valor superior ao verificado na média dos outros 32 países analisados (3,1%).

Notícia sobre: