2014 foi um ano em grande para a CBRE. A consultora imobiliária registou um crescimento global nas três regiões em que opera, conseguindo receitas totais de 8,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 26% face aos resultados do ano anterior.
Já o lucro líquido da CBRE referente ao ano homólogo aumentou 18%, face aos 474 milhões de dólares (442 milhões de euros) de 2013, cifrando-se nos 561 milhões de dólares (523 milhos de euros).
Em comunicado de imprensa, citado pelo site Construir, a consultora imobiliária indica também que o EBITDA, excluindo custos não recorrentes, aumentou, durante o ano passado, 14%, para 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros), comparativamente com mil milhões (933 milhões de euros) relativos a 2013.
"Ano excelente"
O presidente e CEO da consultora imobiliária não mede as palavras para dizer que 2014 foi "um ano excelente" para o grupo. "Gerámos um forte crescimento e atingimos novos marcos em termos de receitas totais e EBITDA", argumenta Bob Sulentic, explicando que estes resultados foram alcançados através do investimento nos profissionais e na plataforma da empresa, "trabalhando em conjunto para criar vantagens relevantes para os nossos clientes".
Crescimento nas três regiões
A CBRE destaca que a receita do trimestre aumentou "significativamente" nas três regiões. A região das Américas, o maior segmento de mercado da consultora, registou um acréscimo das receitas de 19% em consequência do aumento de dois dígitos em todas as principais linhas de negócios.
Na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), a receita orgânica subiu 16%, "ou 71% incluindo os contributos da Norland Managed Services Ltd, adquirida pela CBRE em Dezembro de 2013". A região Ásia- Pacífico apresentou um aumento das receitas de 8% "incentivado pelo forte crescimento registado na Austrália, na índia e no Japão".
Arrendamento em força
De acordo com a nota do grupo, entre as linhas de negócio, o crescimento das receitas foi liderado pelo arrendamento, que registou, pelo sexto trimestre consecutivo, um aumento de dois dígitos. Em termos globais, esta linha de negócio registou um aumento das receitas de 20% durante o quarto trimestre, resultado que "reflete o investimento em iniciativas de crescimento, bem como a melhoria das condições subjacentes do mercado".
O negócio de outsourcing da CBRE manteve "o seu expressivo crescimento" no quarto trimestre de 2014. A empresa destaca a assinatura de contratos de outsourcing com 37 clientes - "o maior número de sempre num único trimestre" - o que reflecte "o seu sucesso na oferta de soluções integradas de valor acrescentado aos principais ocupantes". Globalmente, a receita do outsourcing, incluindo a de operações relacionadas, melhorou 59%, ou 17% se se excluir o contributo da Norland, durante o quarto trimestre.
Venda de imóveis recupera
No campo da venda de imóveis, a receita registou um acréscimo de 14% no quarto trimestre, com aumentos de 20% nos Estados Unidos, França e Espanha.
Segundo a consultora, as receitas dos serviços de hipotecas comerciais cresceram substancialmente e atingiram 34% no quartro trimestre, "reflectindo a continuidade de um forte fluxo de capital direccionado para o imobiliário comercial, bem como os esforços da empresa para expandir a sua oferta de serviços fora dos Estados Unidos.
O serviço de promoção imobiliária "manteve um desempenho excepciona durante o trimestre, com uma melhoria da receita de 32%".
Para poder comentar deves entrar na tua conta