Comentários: 2
Bancos "resistem muito" a baixar valores das casas, diz CBRE

O número de imóveis na posse da banca cresceu muito nos últimos tempos, embora atualmente tudo indique que esteja a diminuir. Segundo Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE Portugal, há um desfasamento entre as avaliações de quem vende e de quem compra. “Os bancos têm resistido muito em baixar os valores do imóveis. Começa-se a ver aqui e ali uma maior flexibilidade, mas até agora a nossa experiência tem sido de uma dificuldade de ajustar os valores”, referiu.

Citado pelo Jornal de Negócios, o responsável disse entender, no entanto, o que motiva o comportamento dos bancos. “Percebo que geraria menores valias, que geram imparidades, e isso afeta rácios, que depois obrigam a aumentar capital”, explicou, sublinhando que há duas formas de gerir o problema: “Há duas atitudes, ou se empurra com a barriga para a frente, ou a atitude anglo-saxónica de resolver tudo de uma vez, que passa por desvalorizar fortemente [os ativos]. Vende-se e limpa-se o problema do balanço, e amanhã é outro dia em que retomo a atividade com mais ou menos dor".

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

29 Outubro 2013, 12:26

adiar... a solucao portuguesa!

29 Outubro 2013, 12:46

assim nada avanca. a economia tem que mexer. ha dinheiro parado que nao vai para depositos à espera destas oportunidades

Para poder comentar deves entrar na tua conta