Comentários: 0

Depois de nove anos à frente da petrolífera nacional e de menos de três meses de ter saído da liderança da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira vai liderar um novo projeto internacional que tem na mira investimentos nas mesmas áreas geográficas onde a energética portuguesa opera.

De acordo com o Jornal de Negócios, Ferreira de Oliveira vai liderar a Petroatlântico, um fundo cuja maioria do capital está nas mãos de investidores canadianos. O objetivo é investir entre três e cinco mil milhões de euros na exploração e produção de gás natural e petróleo entre Portugal, Brasil e Angola.

Uma estratégia que não implica uma descida ao terreno - ou seja, a Petroatlântico será financiador de projetos com retorno mas não operador direto no mercado.

O jornal avança ainda que a estratégia - que afasta o fundo dos atuais investimento financeira e ambientalmente pesados de extração de xisto betuminoso para a obtenção de petróleo - pode colocar frente a frente a Petroatlântico e a Galp em futuros leilões de blocos no Brasil, conhecida que é a vontade vendedora da Petrobras.

Mas também pode colocar o fundo canadiano como parceiro da Galp ou da Repsol no país, partilhando investimentos nas prospeções no Algarve ou Alentejo.

Ferreira de Oliveira estará também de olho nos colaboradores da Galp tendo em vista o recrutamento para a Petroatlântico.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta