António Ferreira de Amorim, pai do atual CEO da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, morreu aos 95 anos na noite desta terça-feira, dia 14 de maio. Era o último dos quatro irmãos que assumiram o controlo da empresa nos anos 50 do século passado. Foi considerado o 18.º mais rico de Portugal no final do ano passado, com uma riqueza avaliada em 790 milhões de euros.
Nascido em 1929, António Ferreira de Amorim estudou no Colégio São Luís, em Espinho, e na Escola Académica do Porto. E foi em 1949 que começou a trabalhar no grupo Amorim & Irmãos aos 20 anos, depois de fazer tropa em Tavira. Mas o seu primeiro contacto com o negócio familiar já havia sido aos 14 anos, escreve o ECO.
Entre os seus três irmãos (Américo, José Ferreira e Joaquim Amorim), também já falecidos, António Ferreira de Amorim era o mais próximo dos operários da empresa. “Gostei sempre de trabalhar na fábrica; gosto do ambiente da fábrica, junto dos trabalhadores fabris. Acompanhava todas as cargas e descargas”, recordou António Ferreira de Amorim numa nota publicada pela Corticeira há quatro anos.
“Ao longo de mais de 70 anos de trabalho, António Ferreira Amorim contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim”, disse o grupo numa nota de pesar enviada às redações, notando que “a sua paixão era a cortiça e o montado, tendo sido precursor da implementação das melhores práticas de gestão e produção florestal”, refere a mesma publicação.
Em resultado do seu trabalho, António Ferreira de Amorim foi considerado o 18.º empresário mais rico de Portugal em 2023, com uma riqueza avaliada em cerca de 790 milhões de euros, segundo a classificação feita pela revista Forbes.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta