Empresa pagou 14,6 milhões de euros pelos 50% da Cold River's Homestead, que estavam ainda nas mãos da Parvalorem.
Comentários: 0

A Herdade de Rio Frio, um dos maiores terrenos agrícolas do país (predominantemente florestal) é agora totalmente detida pela Corticeira Amorim, que pagou 14,6 milhões de euros pelos 50% que estavam ainda nas mãos da Parvalorem. A aquisição da sociedade dona da propriedade, que tem 3.600 hectares e está localizada em Alcochete, foi fechada esta semana, no âmbito de um acordo celebrado entre as duas partes há um ano, quando o Grupo Amorim comprou a outra metade do capital da Cold River's Homestead.

Esta sociedade, sedeada em Lisboa, pertencia ao extinto Banco Português de Negócios (BPN), e detém um conjunto de ativos (bens móveis e imóveis) afetos à exploração agroflorestal.

O negócio do lado da Corticeira Amorim foi feito através da participada Amorim Florestal II, tal como foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Herdade de Rio Frio conta com uma mancha de montado que cobre cerca de 80% do seu total e a Amorim conta com este ativo no âmbito do plano de investimento que tem em curso na área da cortiça. O objetivo da empresa é melhorar a produtividade da atividade agroflorestal da Herdade de Rio Frio, designadamente através de adensamentos a implementar neste montado único, com processos já experimentados em outras localizações.

Corticeira Amorim quer investir mais e está disponível para novas parceriais e compras de ativos

"Como é do conhecimento geral, a Corticeira Amorim tem em curso um Projeto de Intervenção Florestal, o qual tem por objetivo assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e desenvolvimento do sobreiro, aumentar as suas produções através de processos e tecnologias inovadores já experimentados noutras zonas", diz em comunicado.

E a ambição da empresa, acrescenta na mesma nota, é " ser um centro de excelência na investigação do sobreiro e fazer investigação aplicada sobre os impactos da rega, fertilização, nutrição e solo, bem como, através de um programa de melhoramento do sobreiro, sobre a seleção dos sobreiros mais adaptados aos cenários climáticos".

Na implementação do Projeto de Intervenção Florestal, a Corticeira Amorim anuncia que continua recetiva a analisar oportunidades de parceria com produtores florestais, instituições de investigação e entidades públicas locais, bem como aquisições de ativos agroflorestais com potencial de desenvolvimento e valorização do montado de sobro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta