Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Firmo compra negócio da Staples em Portugal

Negócio, na área do material de escritório, terá agora de passar pelo crivo da Autoridade da Concorrência.

Photo by Slava Keyzman on Unsplash
Photo by Slava Keyzman on Unsplash
Autor: Redação

A empresa portuguesa Firmo, especializada na área de negócio do material de escritório, comprou a operação da Staples em Portugal, indica um aviso da Autoridade da Concorrência (AdC). A Staples possui atualmente 34 lojas no território nacional e emprega cerca de 700 pessoas. Desde 2017, era controlada maioritariamente pela gestora de fundo Cerberus. 

No final de março, foi anunciada a venda das unidades de negócio na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Polónia. Em paralelo, foi dada o a conhecer o objetivo de alienar a operação portuguesa da cadeia de lojas de material de escritório e papelaria, bem como as lojas do Benelux e da Finlândia. Na altura, a empresa revelou ter "vários interessados". Agora ficou a conhecer-se o comprador, a Firmo, mas o negócio terá ainda de passar pelo crivo do regulador.

“Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 2 do artigo 47.º da Lei n.º 19/2012, de 08 de maio, torna-se público que a Autoridade da Concorrência recebeu, em 2021-03-31, uma notificação de uma operação de concentração de empresas apresentada ao abrigo do disposto no artigo 37.º do referido diploma”, lê-se no comunicado do regulador.

A operação de concentração em causa, explicita a AdC, consiste na aquisição, pela Firmo, Papéis e Papelarias, do “controlo exclusivo” da Staples Portugal – Equipamento de Escritório S.A. e da Staples Delivery S.A., denominadas em conjunto por “Staples”.

Enquanto a Firmo opera no setor do material de escritório, produzindo e comercializando material de papelaria e de escritório, a Staples opera no setor do material de escritório, incluindo material informático e mobiliário de escritório. Esta empresa, no entanto, presta também serviços de reparação de equipamentos de telecomunicações e de informática e serviços de cópia e impressão.

A Firmo foi fundada em 1951, no Porto, pela família Santos Carvalho, sendo "líder em Portugal na produção e comércio por grosso de artigos de papelaria".

*Com Lusa