Negócio, na área do material de escritório, terá agora de passar pelo crivo da Autoridade da Concorrência.
Comentários: 0
Firmo compra negócio da Staples em Portugal
Photo by Slava Keyzman on Unsplash

A empresa portuguesa Firmo, especializada na área de negócio do material de escritório, comprou a operação da Staples em Portugal, indica um aviso da Autoridade da Concorrência (AdC). A Staples possui atualmente 34 lojas no território nacional e emprega cerca de 700 pessoas. Desde 2017, era controlada maioritariamente pela gestora de fundo Cerberus. 

No final de março, foi anunciada a venda das unidades de negócio na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Polónia. Em paralelo, foi dada o a conhecer o objetivo de alienar a operação portuguesa da cadeia de lojas de material de escritório e papelaria, bem como as lojas do Benelux e da Finlândia. Na altura, a empresa revelou ter "vários interessados". Agora ficou a conhecer-se o comprador, a Firmo, mas o negócio terá ainda de passar pelo crivo do regulador.

“Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 2 do artigo 47.º da Lei n.º 19/2012, de 08 de maio, torna-se público que a Autoridade da Concorrência recebeu, em 2021-03-31, uma notificação de uma operação de concentração de empresas apresentada ao abrigo do disposto no artigo 37.º do referido diploma”, lê-se no comunicado do regulador.

A operação de concentração em causa, explicita a AdC, consiste na aquisição, pela Firmo, Papéis e Papelarias, do “controlo exclusivo” da Staples Portugal – Equipamento de Escritório S.A. e da Staples Delivery S.A., denominadas em conjunto por “Staples”.

Enquanto a Firmo opera no setor do material de escritório, produzindo e comercializando material de papelaria e de escritório, a Staples opera no setor do material de escritório, incluindo material informático e mobiliário de escritório. Esta empresa, no entanto, presta também serviços de reparação de equipamentos de telecomunicações e de informática e serviços de cópia e impressão.

A Firmo foi fundada em 1951, no Porto, pela família Santos Carvalho, sendo "líder em Portugal na produção e comércio por grosso de artigos de papelaria".

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade