
Localizada na frente ribeirinha de Alcântara, junto da LX Factory, a nova sede da Galp, revela uma "arquitetura que se caracteriza por uma dinâmica inspirada na natureza inovadora da marca, com uma fluidez e diversidade de espaços pensados para potenciar a criatividade e a colaboração entre equipas". Este projeto, que ocupa 16.000 metros quadrados (m2) de área de escritórios em sete pisos, contou com as equipas da Openbook, JLL e Tétris para a execução do projeto.
O ambiente criado ao longo dos sete pisos, no ALLO – Alcântara Lisbon Offices, é caracterizado por um "desenho orgânico dos espaços que potencia a transparência do edifício e permite projetar toda a energia interior para o exterior", lê-se no comunicado do atelier de arquitetura Openbook.

A entrada apresenta-se como um espaço amplo e sóbrio, com um duplo pé-direito e galeria no piso 1. Esta zona funciona como a rótula de distribuição do edifício, com ligação a uma área destinada a exposições e eventos, ao Auditório Américo Amorim e à escadaria que leva ao Meeting Center.
Nos pisos 1 e 2, para além do Meeting Center, encontram-se as zonas de suporte como o 'food & beverage', o wellness center e a sala de jogos - com uma imagem mais descontraída e informal.

Nos restantes pisos encontram-se as áreas mais operacionais, onde se destaca a conjugação de núcleos que criam diferentes zonas de trabalho.
“Estamos especialmente orgulhosos com o resultado final deste projeto tão relevante para a Openbook e, certamente, para quem vier a trabalhar nele. Um projeto que eleva a experiência dos colaboradores e incorpora a cultura da marca e os modelos de trabalho que se pretendiam implementar na nova sede da Galp”, comenta Paulo Jervell, Partner do Grupo Openbook.
“Foi um trabalho muito desafiante, que exigiu a concretização de um projeto e obra de grande escala num prazo bastante limitado. Os objetivos e planos foram cumpridos num prazo recorde, numa obra de enorme complexidade técnica e que envolveu um número elevado de parceiros, fornecedores e trabalhadores operacionais diariamente. Em termos de mobiliário, foi também um projeto muito estimulante, devido à conciliação dos requisitos de bem-estar dos colaboradores e visitantes, com as exigências das certificações de sustentabilidade. Foi sem dúvida um trabalho de equipa que se traduziu num sucesso, possível com a estreita colaboração da Tétris e a Openbook”, refere Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris, citado em comunicado.

O projeto ganhou vida, também, com o contributo da consultora imobiliária JLL, desde a definição da estratégia do projeto até à construção dos interiores. O envolvimento da consultora começou com a definição da estratégia para os espaços de trabalho - Workplace Strategy - da estratégia para a sustentabilidade, e posteriormente na implementação na obtenção das certificações de sustentabilidade Leed e Well.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta